Instituições de ensino, pesquisa e inovação enfrentam desafios crescentes para proteger seus sistemas e dados. E com a crescente digitalização dos processos acadêmicos e científicos, a cibersegurança tornou-se um tema do cotidiano dos gestores de tecnologia da rede acadêmica.
Neste contexto, a conscientização em cibersegurança é uma aliada fundamental para reduzir riscos de ataques e manter a integridade dos sistemas.
Continue lendo para entender porque estar atualizado no assunto é tão importante e para conhecer um time que auxilia instituições a lidar com a cibersegurança de forma inteligente!
Cibersegurança na rede acadêmica
Segundo pesquisas do CAIS, a proteção de redes e sistemas tem se tornado cada vez mais complexa nos últimos anos.
A pandemia da COVID-19 acelerou a adoção de tecnologias digitais, e a migração para a nuvem e a infraestrutura híbrida tornou-se uma realidade para muitas instituições.
Esse cenário também trouxe desafios para a cibersegurança, exigindo novas abordagens de proteção. Nos últimos anos, segundo pesquisas, observou-se uma solidificação das práticas que surgiram durante a pandemia, como o uso de dispositivos pessoais e soluções em nuvem, ampliando a superfície de ataque.

Por que é tão importante estar atento à conscientização em cibersegurança?
Com a ampliação das infraestruturas digitais e o aumento dos ataques cibernéticos, a conscientização sobre cibersegurança se torna ainda mais evidente e, também, uma prioridade para qualquer instituição.
Um ambiente digital seguro depende tanto de tecnologia quanto de pessoas preparadas para identificar e mitigar riscos.
Programas de treinamento e conscientização ajudam a transformar colaboradores e estudantes em defensores da segurança cibernética. Além disso, é essencial que as pessoas estejam cientes das ameaças digitais e saibam como agir diante de possíveis incidentes.
Mas como é possível estar antenado a tudo o que acontece no setor?
Conheça o CAIS: Inteligência em Cibersegurança
Com a missão de proteger as redes acadêmicas brasileiras, o CAIS fornece orientação e apoio para garantir que as instituições estejam preparadas para lidar com ameaças e incidentes de segurança.

Além de atuar coordenando a resposta a incidentes e no monitoramento de vulnerabilidades na rede acadêmica, a área de inteligência em cibersegurança da RNP também promove ações de conscientização e eventos que disseminam boas práticas de segurança.
O Dia Internacional de Segurança em Informática, ou simplesmente DISI, é um ótimo exemplo de ação importante para a conscientização sobre a cibersegurança.
Desde 2005, o evento é realizado todo ano com o intuito de trazer temas atuais e importantes para o meio digital. Assuntos como o vazamento de dados pessoais, segurança digital para gamers, uso dos celulares e mais já foram abordados.
Assim, o evento, realizado pela RNP por meio do CAIS, discute e divulga as melhores práticas relacionadas ao uso da internet, sendo muito educativo e esclarecedor principalmente para o usuário final da internet.

Muita coisa, né? Mas esse é só o começo! A sociedade, cada vez mais, precisará entender e se informar sobre a cibersegurança. E isso, é claro, vale de forma redobrada para o meio acadêmico.
Saiba mais sobre o CAIS e conheça as ações da nossa área de Inteligência em Cibersegurança.