Gestores do MAPA visitam Centro de Operações de Segurança da RNP para fortalecer cooperação

julho 12, 2026
Home 9 Noticias 9 Gestores do MAPA visitam Centro de Operações de Segurança da RNP para fortalecer cooperação

Gestores de Segurança da Informação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) visitaram o Centro de Operações de Segurança (SOC) da RNP. A comitiva, composta por Daniel Souza Santos, coordenador-geral de Segurança da Informação e Cibersegurança do MAPA, e Mateus Ramos Pimentel Silva, analista de Tecnologia da Informação, conheceu a estrutura, os processos e os serviços de segurança da RNP, em razão da recente aprovação do MAPA como interveniente no Contrato de Gestão da instituição. 

Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de cooperação para a inclusão de metas específicas de cibersegurança no plano de trabalho que está sendo elaborado entre as partes. Entre as iniciativas avaliadas estão a realização de campanhas de conscientização em segurança da informação, ações de capacitação e o uso dos serviços especializados ofertados pelo SOC da RNP. A reunião marca um passo importante para a construção de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da segurança da informação e da cibersegurança no ministério. 

Os representantes do MAPA foram recebidos pelo gerente de Soluções da RNP, Roosevelt Benvindo, e pelo coordenador de Segurança da Informação, João Coelho Guimarães Neto, que apresentaram a estrutura operacional do SOC, os processos de monitoramento contínuo e as iniciativas desenvolvidas para apoiar a proteção cibernética de organizações públicas e da comunidade de ensino, pesquisa e inovação. 

Segundo Roosevelt Benvindo, a visita demonstra o interesse do ministério em fortalecer sua governança e elevar seu nível de maturidade em segurança da informação: “A presença dos gestores do MAPA evidencia o compromisso da instituição com o aprimoramento de seus processos e estruturas de segurança. Este é um momento importante para a inclusão de metas e iniciativas de cibersegurança no plano de trabalho em fase de elaboração, ampliando as possibilidades de cooperação entre as instituições”, destacou. 

Para João Guimarães, a visita permitiu apresentar a experiência do SOC e compreender os desafios enfrentados pelo MAPA na área de segurança da informação. 

“A visita dos gestores do MAPA foi uma excelente oportunidade para conhecermos melhor as necessidades e os desafios do Ministério em relação à cibersegurança. Identificamos uma grande sinergia entre as demandas apresentadas e as capacidades do SOC da RNP. Esse alinhamento cria oportunidades para fortalecer a maturidade em cibersegurança do Ministério, ampliar sua capacidade de resposta a incidentes e minimizar os impactos de eventuais incidentes de segurança”, destacou. 

O encontro reforça o alinhamento entre o MAPA e a RNP na busca por soluções capazes de ampliar a capacidade de prevenção, detecção e resposta a incidentes cibernéticos, consolidando uma agenda de cooperação para o fortalecimento da segurança digital nas organizações usuárias do sistema RNP.