Portal de Periódicos da Capes celebra 25 anos com reconhecimento à parceria estratégica da RNP

dezembro 2, 2025
Home 9 Eventos 9 Portal de Periódicos da Capes celebra 25 anos com reconhecimento à parceria estratégica da RNP

Solenidade realizada na sede da Capes destacou evolução tecnológica da plataforma e homenageou equipe da RNP por contribuição ao maior acervo científico virtual do Brasil 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) celebrou nesta terça-feira (2) os 25 anos do Portal de Periódicos, um dos maiores acervos científicos digitais do mundo. A solenidade, realizada na sede da fundação em Brasília-DF, contemplou debates sobre o futuro da ciência brasileira, a assinatura de novos contratos para leitura e publicação de artigos científicos, e o lançamento de um livro sobre a história do Portal de Periódicos que conta com um capítulo com o relato do diretor-Adjunto de Gestão de Soluções, Claudio Silva, sobre a jornada da RNP no processo de evolução e consolidação do Portal de Periódicos. 

Durante o evento, a equipe da RNP foi reconhecida pelo seu importante papel no desenvolvimento tecnológico e na sustentação operacional do portal ao longo de mais de duas décadas de parceria. 

“Em estreita cooperação com a RNP, o portal apresentou evolução tecnológica, operacional e estratégica e permitiu ampliar significativamente o alcance, a qualidade e a diversidade dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e científica do país. A RNP se faz viável e se justifica pela existência também do portal de periódicos. Isso nos ajuda muito e espero contar com a parceria por muitos e muitos anos”, afirmou Lisandro Granville, diretor-geral da RNP. 

Entre as metas estratégicas do projeto para 2025, Granville destacou a personalização baseada em perfis de interesse, a evolução dos serviços de dados e integrações, incluindo IA generativa e aprendizagem de máquina, a expansão do uso para novos públicos, recursos avançados de gestão de referências e fortalecimento dos treinamentos. Tais ações visam fortalecer o portal como um ecossistema colaborativo moderno, inclusivo e orientado à tomada de decisão informada.  

A parceria com a RNP também estruturou marcos relevantes, como o acesso federado via CAFe, o desenvolvimento de sistemas próprios, a implementação de treinamento online, a criação do catálogo do pesquisador e a adoção de soluções cognitivas e sustentação operacional de alta disponibilidade.   

Lançado no ano 2000, o Portal de Periódicos evoluiu de uma plataforma com cerca de 150 periódicos para um acervo que atualmente conta com mais de 300 mil periódicos, bases e livros. A transformação mais significativa ocorreu a partir de 2010, quando a modernização realizada em parceria com a RNP expandiu drasticamente o catálogo para mais de 40 mil periódicos digitais. 

“O portal é um ecossistema completo de conhecimento que reúne livros, base de dados e indicadores, ferramentas analíticas, repositórios e recursos que apoiam o ensino e democratiza oportunidades. Uma estudante no interior do Amazonas, nos pampas gaúchos ou no sertão do Ceará acessa exatamente o mesmo conteúdo que um pesquisador ou pesquisadora no Rio de Janeiro, Londres ou Paris. Não é retórica, é equidade científica em ação todos os dias”, destaca Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). 

A plataforma atende hoje, aproximadamente, seis milhões de usuários em potencial, incluindo professores, pesquisadores e estudantes de 452 instituições de ensino superior e pesquisa distribuídas por todo o território nacional. Essa capilaridade garante que instituições de todas as regiões tenham acesso igualitário ao que há de mais avançado na pesquisa mundial, contribuindo para a redução das desigualdades regionais no acesso à informação científica.    

“Com apoio de toda a equipe do portal de periódicos, que tem trabalhado de maneira incansável pelos novos contratos, pelas equipes das editoras, nós daremos um salto nos próximos anos em número de publicações e em citações”, reforça Denise Pires de Carvalho, presidente da Capes. 

O futuro do portal de periódicos se fundamenta em uma proposta de valor centrada na ampliação no impacto social na ciência brasileira. Seu objetivo é aproximar pesquisadores, instituições e sociedade, apoiando desde o acesso à informação até a publicação científica, passando por organização bibliográfica, acessibilidade, colaboração em rede e disponibilização de dados e indicadores qualificados. 
 
Nesse sentido, o atual gerente de Soluções responsável pela cooperação RNP e Capes, Adriano Adoryan reforça que o Portal de Periódicos é um caso de sucesso de escala e confiabilidade.  
 
“No último ano da cooperação com a RNP, implementamos uma arquitetura robusta que hoje garante uma sustentação de alta disponibilidade, atingindo 99,97%. Isso demonstra o compromisso contínuo em manter a plataforma na vanguarda tecnológica, suportando o crescimento e a demanda da comunidade científica nacional por acesso ininterrupto e de qualidade”, afirmou. 

Participaram da mesa de abertura da solenidade a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), professora Helena Nader, a coordenadora-geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais do Ministério da Educação (MEC), professora Lúcia Pellanda, o ex-presidente da Capes, professor Jorge Guimarães, a presidente da Capes, professora Denise Pires de Carvalho e o diretor-geral da RNP, Lisandro Granville. 

Foto: Divulgação Capes