RNP e Ebserh vencem prêmio de “Melhor Projeto do Ano 2025” do PMI-DF com iniciativa de modernização na saúde pública

novembro 24, 2025
Home 9 Institucional 9 RNP e Ebserh vencem prêmio de “Melhor Projeto do Ano 2025” do PMI-DF com iniciativa de modernização na saúde pública

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) conquistaram, nos dias 5 e 6 de novembro, em Brasília, o prêmio de “Melhor Projeto do Ano 2025” do PMI-DF, com a iniciativa que modernizou o Sistema AGHU para atender aos requisitos de certificação da SBIS. O reconhecimento veio após um processo de avaliação técnica e apresentação do case, destacando o impacto da solução na gestão hospitalar do SUS. 

Modernização do AGHU e certificação inédita 

O projeto vencedor teve como foco a modernização do sistema AGHU (Aplicativo de Gestão para os Hospitais Universitários), que atende 45 hospitais universitários federais, com o objetivo de alcançar a obtenção da certificação da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) na modalidade Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES). 

O trabalhou atendeu a 198 requisitos normativos, envolvendo LGPD, interoperabilidade, segurança da informação e gestão clínica-hospitalar. A premiação posiciona o AGHU como referência nacional em sistemas públicos de gestão hospitalar. Mais de 27 milhões de pacientes do SUS são beneficiados pela solução. 

“Nosso propósito como RNP é impulsionar a ciência e a educação. Receber o reconhecimento do PMI demonstra que nossa gestão de projetos aplicada às políticas públicas está alinhada ao nosso propósito e aos nossos valores”, afirma Claudio Silva, diretor adjunto de Gestão de Soluções da RNP. 

Com a modernização, o AGHU tornou-se o primeiro sistema público de gestão hospitalar do país a obter a certificação SBIS S-RES. 

“Foi uma surpresa para nós, diante dos concorrentes de peso que estavam na final. A certificação SBIS coloca o AGHU entre os melhores e mais seguros sistemas hospitalares do país. É uma grande entrega da Ebserh para o SUS”, destaca Giliate Coelho, diretor de Tecnologia da Informação da Ebserh. 

Como foi a seleção no PMI-DF 

A premiação seguiu duas etapas: 

  • Avaliação técnica (70% da nota): um Comitê Técnico analisou implantação, estrutura, ferramentas adotadas, evolução e resultados. O projeto Ebserh + RNP avançou à final ao lado de duas iniciativas da Dataprev. 
  • Apresentação pública (30% da nota): no dia 5/11, durante o PMI Summit 2025, os finalistas apresentaram seus cases. A votação do público completou a pontuação. 

Outro destaque da RNP no evento 

Ainda no PMI Summit, a RNP conquistou o 3º lugar no Prêmio Candango de Projetos, com a iniciativa “IA Canvas de Projetos: Concepção de Projetos com IA”.