Norte Conectado é destaque na Casa Brasil Belém durante a COP30, com debates sobre inclusão digital e conectividade sustentável na Amazônia

novembro 11, 2025
Home 9 Conectividade 9 Norte Conectado é destaque na Casa Brasil Belém durante a COP30, com debates sobre inclusão digital e conectividade sustentável na Amazônia

O Programa Norte Conectado, iniciativa que está levando cabos de fibra óptica pelo leito dos rios da Amazônia para expandir o acesso à internet de alta velocidade na região, é um dos destaques da programação da Casa Brasil Belém 2025 durante a COP30, conferência global das Nações Unidas sobre o clima. A iniciativa é coordenada pelo Ministério das Comunicações (MCom), com execução pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) e apoio de instituições parceiras como RNP, que atuou na concepção técnica das infovias e implantou a Infovia 00, projeto-piloto que se tornou referência para o modelo adotado nas demais rotas do programa.

Ao todo, o Norte Conectado prevê beneficiar mais de 10 milhões de pessoas em seis estados da Amazônia — Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima — com investimento estimado em R$ 1,6 bilhão. A estratégia utiliza cabos subfluviais, instalados dentro dos rios amazônicos, reduzindo desmatamento, abertura de estradas e impacto ambiental. Estão previstos 12 mil quilômetros de fibra óptica, interligando mais de 70 municípios ao longo de rios como Amazonas, Tapajós, Madeira e Tocantins.

A infraestrutura permitirá ampliar serviços essenciais como telemedicina, educação a distância, pesquisa científica, capacitação profissional, monitoramento ambiental e atividades econômicas digitais, fortalecendo a presença do Estado na região e contribuindo para o desenvolvimento social e produtivo de comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas.

Ao comentar o papel da RNP no desenvolvimento do modelo adotado no Norte Conectado, o diretor de Engenharia e Operações, Eduardo Grizendi, destaca que o projeto dá forma a um novo paradigma de conectividade sustentável no país.

“Quando implantamos a Infovia 00, em Santarém, com compartilhamento de infraestrutura no modelo de operador neutro, abrimos caminho para um consórcio colaborativo que une Estado, operadoras e provedores regionais. Esse formato fortalece a sustentabilidade das redes, democratiza o uso da infraestrutura e garante permanência da conectividade a longo prazo. É um projeto pensado para durar e promover desenvolvimento”, afirma Grizendi.

Assista ao documentário sobre a implantação da Infovia 00

Atualmente, o Norte Conectado avança na implantação de dez rotas ópticas interligadas, que formarão um grande anel de comunicações na Amazônia. A EAF é responsável pela execução das Infovias 02, 03, 04, 06, 07 e 08, além da integração do Programa Amazônia Conectada à nova arquitetura do Norte Conectado.

Participação na programação da Casa Brasil Belém

A Casa Brasil Belém 2025 é o espaço oficial de representação, diálogo e experiência do Brasil durante a COP30. Com presença estratégica na programação, o Norte Conectado deve reforçar a importância da conectividade como política pública estruturante para garantir justiça climática, desenvolvimento sustentável e inclusão digital na maior floresta tropical do planeta.

Confira os painéis nos quais o Programa será protagonista:

11/11 — 19h30 às 20h30
Painel: 5G e Novas Tecnologias — Inovação e Inclusão Digital no Futuro da Conectividade
Debate sobre o papel do 5G e de políticas públicas na ampliação da conectividade.
Convidados: Frederico Siqueira (MCom), Christian Gebara (Vivo), Alberto Griselli (TIM), José Felix (Claro)
Mediação: Juarez Quadros (ex-MCom / ex-Anatel)

12/11 — 14h às 15h
Painel: Norte Conectado — Implantação e Expansão da Infraestrutura Óptica na Amazônia
Apresentação institucional sobre objetivos, etapas, resultados e impactos regionais.
Convidados: Leandro Guerra (EAF), Antonio Parrini (EAF), Hermano Tercius (MCom), Edson Holanda (Anatel), Juscelino Filho (Câmara Federal)
Mediação: a confirmar

13/11 — 18h às 19h
Painel: Conexão e Inclusão Digital nas Infovias Amazônicas
Discussão sobre letramento digital e acesso à informação em comunidades amazônicas.
Convidados: Guilherme Gitahy (UEA), Alexandre Freire (Anatel), Hermano Tercius (MCom), Octavio Pieranti (Anatel)
Mediação: Patricia Abreu (EAF)

Acompanhe as transmissões dos painéis por AQUI!