Workshop dos Censos Educacionais fortalece cooperação entre Inep e RNP

outubro 23, 2025
Home 9 Noticias 9 Workshop dos Censos Educacionais fortalece cooperação entre Inep e RNP

Iniciativa conjunta busca aprimorar tecnologias e metodologias aplicadas à coleta e análise dos dados da educação brasileira 

Nos dias 15 e 16 de outubro, a Casa Thomas Jefferson – Asa Norte, em Brasília, sediou o Workshop dos Censos Educacionais. O objetivo do evento foi promover um espaço de diálogo e criação conjunta entre equipes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 

A iniciativa foi uma forma de fortalecer a cooperação entre as instituições e discutir ações para promover mais eficiência na coleta, processamento e análise dos dados da educação brasileira. Reuniram-se no workshop representantes da RNP das diretorias DAGSol, USDE e DPDI, além de equipes do Inep, representado pela Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED), pelo Centro de Tecnologia, Inovação e Ciência de Dados (CETIC) — antiga DTDIE — e pela Assessoria de Gestão e Governança Estratégica (AGGE). 

Durante o encontro, foram identificadas oportunidades de aprimoramento dos processos e tecnologias aplicadas aos Censos Educacionais. O evento estruturou o trabalho conjunto RNP – INEP a partir do GSBPM (Generic Statistical Business Process Model), em oito fases, promovendo integração entre coordenações e visão de processo de ponta a ponta.  

A RNP desempenha um papel estratégico, técnico e articulador nessa iniciativa, sendo responsável pela facilitação metodológica e por promover a cocriação entre diferentes áreas. O destaque está no trabalho de reenquadramento do processo de coleta de dados do censo escolar, com foco na modernização, interoperabilidade e aderência aos padrões internacionais de dados. 

”A RNP cumpriu com seu papel essencial de articuladora e integradora, promovendo um espaço de escuta ativa. Essa atuação dialoga diretamente com nosso propósito de apoiar a transformação digital e a excelência na gestão pública por meio da cocriação e do uso estratégico de dados”, afirmou Mariana Marina Borges, coordenadora de Soluções da RNP. 

A expectativa no trabalho conjunto entre INEP e RNP é contribuir cada vez mais para um sistema educacional mais eficiente, transparente e alinhado às demandas atuais de transformação digital e ciência de dados no setor público. Essa é uma ação que fortalece a governança dos dados educacionais e insere práticas de inovação na gestão pública. 

”O evento foi uma oportunidade inédita, pois foi a primeira vez que as equipes das diretorias que atuam cotidianamente nos processos dos censos da educação, mas nem sempre conhecendo o processo inteiro, puderam se reconhecer e identificar pontos comuns de interação, aprendizado e melhoria que incorporarão valor à pesquisa. Também foi uma oportunidade de apresentação ampliada entre as equipes e alinhamento das atividades ao modelo internacional de referência para a produção de estatísticas oficiais (GSBPM)”, disse Fábio Pereira Bravin, coordenador-geral de Controle de Qualidade e de Tratamento da Informação do INEP. 

Equipes mapeiam processos e constroem soluções conjuntas para o próximo ano 

No primeiro dia, foram apresentadas as quatro primeiras fases do GSBPM por Maria Célia Tavares, bolsista da DPDI, que posteriormente seguiu com as quatro últimas fases no dia seguinte. Em cada etapa, a analista de Design Thinking da RNP, Lisandra Rodriguez, conduziu atividades práticas para identificar as coordenações do INEP envolvidas em cada subprocesso das respectivas fases e registrar necessidades e oportunidades. 

Como principal entrega, os grupos definiram guias de trabalho: cada equipe assumiu dois processos e detalharam as frentes prioritárias com a indicação de participantes, entregas previstas para 2026, horizonte de prazo e passos iniciais. As propostas foram apresentadas em pitches de seis minutos, o que gerou alinhamentos e contribuições cruzadas.  

O encerramento do wokshop contou com uma dinâmica para consolidar as percepções sobre pontos fortes, melhorias e recomendações para os próximos encontros. O diretor do Centro de Tecnologia, Inovação e Ciência de Dados do INEP, Fernando Szimanski, reconheceu a relevância dessa colaboração e acredita que os resultados obtidos contribuirão significativamente para o fortalecimento das ações voltadas à melhoria contínua da educação brasileira. 

“O INEP agradece à RNP pela parceria e pela condução exemplar do evento de imersão dos Censos da Educação Brasileira. A atuação da RNP, com o apoio de profissionais de Design Thinking, foi essencial para integrar equipes e promover discussões qualificadas sobre o aprimoramento dos processos e das soluções tecnológicas que sustentam os Censos da Educação Básica e da Educação Superior”, destacou.