O Comitê Técnico de Monitoramento de Dados (CT-Mon/RNP) anunciou, nesta quarta-feira (24/9), as equipes vencedoras do primeiro Data Challenge CT-Mon, competição que reuniu 15 equipes, 40 participantes e 8 universidades brasileiras em torno da inovação no monitoramento de redes.
O desafio propôs a análise de um conjunto de 30 milhões de amostras coletadas pelo M-Lab, com o objetivo de desenvolver modelos capazes de detectar alterações nas rotas da Internet. A iniciativa estimulou a colaboração acadêmica e a aplicação prática de ciência de dados e aprendizado de máquina em problemas reais de infraestrutura digital.
Conheça as equipes vencedoras:
- NEXT-AI UFV (Universidade Federal de Viçosa – UFV)
Rodrigo Moreira e Raul Suzuki Borges
- Time02 (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Universidade Federal Fluminense – UFF)
Daniel Menasché Sadoc – UFRJ, Thiago Prado de Azevedo Andrade – UFF e Bruno Llacer Trotti – UFRJ
- DSL UFES (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES)
Giovanni Ventorim Comarela, Pedro Igor Gomes de Morais e Arthur Trarbach Sampaio
As três equipes mais bem classificadas serão contempladas com financiamento do CT-Mon por dois meses, período em que terão a oportunidade de aprimorar suas soluções e submetê-las ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) 2026.
A realização do Data Challenge reforça o compromisso da RNP em fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a formação de novos talentos na área de ciência de dados aplicada à Internet.