RNP é homenageada com a Comenda Inatel

setembro 25, 2025
Home 9 Uncategorized 9 RNP é homenageada com a Comenda Inatel

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) foi homenageada com a Comenda Inatel, uma das distinções que compõem o conjunto de celebrações dos 60 anos do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). A cerimônia ocorreu em 20/9, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, e marcou o reconhecimento da RNP como uma parceira estratégica na missão de transformar o setor de telecomunicações e educação tecnológica no Brasil

A Comenda Inatel é parte da série de homenagens intitulada Prêmio Inatel 60 Anos, que inclui também a Série Guardiões do Futuro, voltada a profissionais com mais de 30 anos de dedicação à instituição. A comenda é concedida a personalidades e organizações que fortalecem a missão do Inatel, promovendo inovação, educação e impacto social.

Acompanhado dos diretores de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Iara Machado, de Pessoas Administração e Finanças, José Luiz, de Serviços e Soluções, Antônio Carlos F. Nunes, e de Engenharia e Operações, Eduardo Grizendi; o diretor-geral Lisandro Zambenedetti Granville destacou a solidez da parceria entre as instituições. “Sempre que temos o Inatel como parceiro em um projeto, ficamos tranquilos com o nível de entrega que teremos”, afirmou.

A colaboração entre RNP e Inatel é marcada por projetos de grande relevância nacional, como o OpenRAN e o Brasil 6G. No contexto do Workshop Brasil 6G 2025, realizado em setembro, a parceria foi reforçada com a participação ativa da RNP no desenvolvimento de redes móveis de próxima geração. O projeto visa criar uma plataforma nacional para aplicações estratégicas, como Internet das Coisas (IoT), visão computacional e comunicações avançadas

Fundado em 1965, o Inatel é reconhecido como o primeiro centro de ensino superior em Engenharia de Telecomunicações no Brasil. Ao longo de seis décadas, consolidou-se como um polo de excelência em formação acadêmica e pesquisa tecnológica, sendo protagonista em iniciativas como a TV Digital, o 5G e, mais recentemente, o 6G.