Com apoio da RNP, aplicativo de gestão para hospitais da Ebserh ganha certificação inédita

julho 8, 2025
Home 9 Noticias 9 Com apoio da RNP, aplicativo de gestão para hospitais da Ebserh ganha certificação inédita

Mantido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para modernizar e facilitar a administração de unidades de saúde, o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) é o primeiro do sistema público de gestão hospitalar a ganhar a certificação da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). A conquista foi obtida com o apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que trabalhou em parceria com a Ebserh para que todos os 198 requisitos necessários fossem alcançados.

A certificação comprova que o AGHU atende aos padrões exigidos para Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde (S-RES), como segurança da informação, integridade dos dados clínicos, rastreabilidade, interoperabilidade e conformidade com a legislação. Com isso, as unidades de saúde passam a contar com uma plataforma mais segura e moderna, o que ajuda a ampliar o uso de serviços digitais.

Atualmente, o AGHU é utilizado por 45 hospitais universitários federais e reúne funcionalidades como prontuário eletrônico do paciente – atualmente a base conta com 27 milhões -, prescrição digital de medicamentos, agendamento de consultas e exames, controle de estoque e distribuição de insumos. O sistema também registra procedimentos assistenciais e gera dados para ajudar na gestão hospitalar.

​​“O certificado é um marco histórico para a transformação digital na saúde pública brasileira. É o reconhecimento de que um sistema desenvolvido no âmbito público pode atender aos mais altos padrões de segurança, qualidade, rastreabilidade e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa conquista reforça o compromisso da Ebserh em oferecer soluções tecnológicas robustas e seguras para apoiar os processos assistenciais e de gestão dos hospitais universitários, além de contribuir diretamente para o fortalecimento do SUS [Sistema Único de Saúde]”, explica o diretor de Tecnologia da Informação da Ebserh, Giliate Coelho.

Obter a certificação foi um desafio para a Ebserh, devido à necessidade de atender a todos os requisitos da SBIS. Um dos principais obstáculos foi realizar as mudanças sem interromper o funcionamento e a evolução da plataforma. Para isso, foi preciso um esforço conjunto com a RNP, que atuou como parceira estratégica no processo. A organização contribuiu para a modernização da arquitetura do sistema, a automação de processos, a adoção de ferramentas modernas e o apoio técnico especializado em saúde digital.

“A cooperação com a Ebserh vem gerando resultados expressivos há mais de 10 anos e segue evoluindo para oferta de novos serviços, capacitação, consultoria em segurança e privacidade, telessaúde e telemedicina, entre outros. Essa certificação é um marco muito importante, resultado do trabalho de diversos profissionais da Ebserh e da RNP, em processos inovadores de trabalho, e que posiciona o AGHU como modelo de prontuário eletrônico público nacional e uma conquista histórica para o SUS”, afirma o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos F. Nunes.

A próxima etapa consiste na implantação dessa versão certificada do AGHU em todos os hospitais da Ebserh. A medida vai ajudar na evolução do aplicativo e fortalecer a digitalização dos serviços, de modo a ampliar os ganhos das unidades de saúde. A plataforma também poderá servir de referência para outros projetos de saúde digital no setor público, expandindo a transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Os profissionais de saúde passam a trabalhar com um sistema mais confiável, que garante autenticidade e integridade às informações clínicas. Os gestores ganham com a credibilidade institucional e a possibilidade de ampliar os serviços digitais. E os pacientes são beneficiados com um atendimento mais seguro e integrado, com base em registros clínicos padronizados e protegidos”, ressalta o gerente de Soluções da RNP, Hélder Vitorino.