Programa Internet Brasil celebra avanços em evento com gestores escolares no Rio Grande do Norte 

abril 29, 2025
Home 9 Noticias 9 Programa Internet Brasil celebra avanços em evento com gestores escolares no Rio Grande do Norte 

O gestor da secretaria Firmino Neto e a secretária adjunta de Educação do Rio Grande do Norte Cleonice Kozerski, com a gestora escolar Helaine de Almeida, participaram da entrega do tablet ao aluno Victor Mikael 

Encontro destaca a importância do acompanhamento do uso dos chips pelas escolas e premia aluno sorteado com tablet por participação em pesquisa de satisfação 

Para acompanhar o andamento das ativações e entregas dos chips nas escolas, a equipe do Programa Internet Brasil promoveu, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, um encontro com os gestores escolares locais. O evento aconteceu na segunda-feira (28/04), em Natal, e contou com 16 participantes, de forma presencial e on-line. 

O destaque do dia foi a entrega do tablet para um dos alunos sorteados na pesquisa de satisfação do Programa. Victor Mikael, aluno do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, de Mossoró, foi um dos participantes da pesquisa e o único a ser sorteado no Rio Grande do Norte. 

“Fiquei muito surpreso com a notícia, pois eu nunca tinha ganho nada de especial e de repente chegou a notícia de que eu tinha sido premiado e sendo o único do Rio Grande do Norte.” 

Victor, com a sua nota no ENEM, foi aprovado para o curso de Rádio TV e Internet na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), mas tem o sonho de cursar Publicidade e Propaganda. Ao receber o prêmio, aproveitou para falar das suas impressões sobre o impacto do Internet Brasil na vida dos estudantes da rede pública de ensino. 

“Com esse projeto a gente consegue dar voz para outros alunos brilharem também, a ter oportunidade para melhorar os estudos, melhorar as pesquisas, enfim melhorar de vida”, completou Victor. 
 
Na pesquisa, realizada com gestores escolares e beneficiários do Programa, foi identificado que cerca de 90% dos participantes aprovam o Programa e 87% consideram como principal benefício a melhora na formação educacional dos estudantes. 
 
“A pesquisa é um passo importante para que a gente consiga identificar quais os pontos positivos e os que precisam ser melhorados, para traçar novas estratégias que vão trazer mais benefícios para os estudantes. Foi uma satisfação imensa quando eu recebi a notícia que um dos nossos alunos tinha sido sorteado e fiquei ainda mais feliz por se tratar de um aluno que sempre foi participativo na escola”, destaca Helaine de Almeida, gestora da escola Professor Eliseu Viana. 

 
Utilização e acompanhamento dos chips se mostram essenciais para avanço do Programa 
 
O Programa Internet Brasil já entregou cerca de 160.000 chips para mais de 1.000 escolas em oito estados brasileiros, tendo sido 23.762 chips entregues no Rio Grande do Norte. Até o momento, 115.000 chips estão em utilização pelos beneficiários dos estados participantes. 
 
“A gente salienta muito a conectividade para o uso pedagógico, então sem acompanhamento isso não tem como acontecer. De fato, o acompanhamento na rotina na vida desse estudante é o que faz toda a diferença no resultado. Quando a gente facilita o acesso à internet começamos a ter uma equidade e já podemos ver resultados”, reforçou a secretária adjunta de educação do Rio Grande do Norte, Cleonice Kozerski, durante o encontro com os gestores. 
 
Sobre o acompanhamento do uso dos chips, a gestora escolar Helaine de Almeida complementa: 

“Nós conseguimos ativar todos os chips na nossa escola e os alunos conseguem usar satisfatoriamente. Isso foi um avanço muito grande e nos deu a possibilidade de poder ajudar o aluno a realizar suas tarefas escolares. Um programa desse merece ser expandido para todas as escolas em todo o Brasil.”