MCTI e RNP discutem a interiorização da internet e a expansão da rede

- 10/04/2015

Em reunião nesta quinta-feira (9/4), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, discutiram o avanço da internet de alta velocidade e a necessidade de expandir a rede Ipê, infraestrutura dedicada à comunidade brasileira de ensino superior e pesquisa, que interconecta universidades e seus hospitais, institutos de pesquisa e instituições culturais. O secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, acompanhou a audiência.

Simões informou que o atendimento da rede Ipê já supera a meta estabelecida, em 2012, na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti). O documento previa o alcance do serviço a 900 campi até o fim de 2015. Em dezembro passado, o serviço atingiu a marca de 980 unidades contempladas. O serviço fornece velocidades de 100 megabits por segundo e 1 gigabit por segundo.

Segundo o diretor-geral da RNP, a expectativa é ampliar o fornecimento de internet de alta velocidade no decorrer de 2015. "Precisamos alcançar ainda cerca de 300 campi em todo o País, sendo que 29 deles estão na região amazônica, onde há dificuldades técnicas para se realizar a conexão de alta velocidade por via terrestre ou até mesmo por satélite."

O Exército Brasileiro, a RNP, o governo do Estado do Amazonas e a empresa brasileira Padtec desenvolvem pesquisas para conseguir levar a rede aos campi da Amazônia. "Estamos testando uma solução para manter os cabos de fibra óptica submersos nos rios, fazendo com que a internet chegue até as instituições. Daremos um passo importante para resolver o problema de isolamento na região", avalia.

Integração

A rede atende atualmente 1.219 instituições no País, das quais 980 estão interligadas em alta velocidade. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura avançada para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de ciência e tecnologia, educação superior, saúde e cultura.

Qualificada como uma organização social, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê. 

Fonte: MCTI

Foto: Exército Brasileiro