Workshop realizado no Fórum promove colaboração visando o avanço da transformação digital nas instituições que fazem parte do Sistema RNP

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Na manhã do dia 28/8, em uma das salas do Fórum RNP 2024, em Brasília, foi realizada a primeira etapa do workshop com foco em promover a colaboração ativa e cocriação do estudo e panorama da transformação digital das instituições que fazem parte do Sistema RNP. Participaram diversos stakeholders, entre gestores de TI e reitores de Instituições de Ensino Superior. 
Durante essa cocriação serão organizados workshops e sessões colaborativas para reunir representantes das universidades, institutos de pesquisa, e organizações usuárias. 

O estudo que será realizado tem o objetivo de dar visibilidade ao cenário enfrentados pelas instituições no contexto da transformação digital, identificar oportunidades de inovação que possam endereçar ações estratégicas para a adoção de novas tecnologias.

“Essa primeira fase foi essencial para garantir que o estudo seja construído de forma participativa, colaborativa e que reflita as reais necessidades e aspirações das instituições com relação ao material que será desenvolvido”, explica o coordenador de Soluções da RNP, Igor Coutinho.

Na ocasião, os convidados também tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra do vice-presidente sócio executivo da Gartner e executivo de Transformação de Negócios Digitais, Claudio Chauke. que apresentou uma análise profunda sobre a transformação digital no ensino superior ao redor do mundo.

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Transformação Digital no Sistema RNP

“Primeiro, é preciso reconhecer que o desafio da estratégia digital não é uma responsabilidade da Tecnologia. Nas universidades públicas, em geral, tem ficado sob responsabilidade dos gestores de TI. Tem que entender que isso é uma response institucional. Os gestores de TI são parceiros de primeira hora, inclusive para isso, mas não têm essa responsabilidade sozinhos. O segundo elemento é entender que é uma bola de neve, tem que começar, nem que seja pequeno. É preciso desmistificar muitas coisas que a universidade pública pode fazer e das quais pode ter um ganho enorme. Esse entendimento faz com que o gestor de TI seja um parceiro educacional, temos que mudar de patamar essa relação. O terceiro ponto é o hype da Inteligência Artificial que todos estão falando. O que significa mesmo educação? Que oportunidades que tem e estou perdendo e como começo? Terminando, tivemos a discussão de como se faz a transformação digital nas universidades públicas. Então, conversamos sobre como fazer, como se constrói uma estratégia e como se engloba isso no sistema corporativo. Esses foram os principais elementos que discutimos”, conta Chauke.