Pilotos

Além dos programas dedicados às áreas de Cultura, Educação, Infraestrutura de TIC e Saúde, a RNP desenvolve outras iniciativas de apoio a políticas públicas, que ainda não se consolidaram como parcerias permanentes.

Suporte à infraestrutura do MCTI

A RNP apoia o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no processo de modernização e adequação de sua infraestrutura tecnológica, visando disponibilizar acesso seguro, confiável, padronizado e interoperável à informação de Ciência, Tecnologia e Inovação, de maneira alinhada com a necessidade do negócio e da gestão. Como parte da modernização da infraestrutura tecnológica, a iniciativa permite, ainda, a implantação de serviços avançados da RNP no MCTI, como Fone@RNP, CAFe, eduroam e Análise e Implementações de Ações de Segurança da Informação.

Suporte ao Inmetro

Desde 2012, a RNP e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) estabeleceram uma parceria para a capacitação de técnicos do Inmetro através da Escola Superior de Redes (ESR) e a inclusão da organização como financiadora da Rede Metropolitana do Distrito Federal, conhecida como GigaCandanga.

A cooperação entre a RNP e o Inmetro prevê ainda ações para a difusão da cultura metrológica e o desenvolvimento de iniciativas e projetos de pesquisa em sua área de interesse, baseados no uso inovador de redes avançadas.