MCTI adere ao eduroam

Em 31/03/2016 foi concluído o processo técnico de adesão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ao serviço eduroam (education roaming). A partir dessa data, a rede eduroam assumirá gradualmente o papel de rede sem fio coorporativa daquela instituição.

Com isso, o MCTI torna-se um ponto de acesso a uma rede wi-fi de alta velocidade, para que seus funcionários, bem como estudantes, pesquisadores, professores e outros colaboradores das demais instituições integrantes do eduroam possam se conectar à internet dentro do MCTI e em qualquer uma das milhares de localidades existentes em mais de 60 países que possuem pontos de acesso ao serviço.

Essa atividade, executada pela Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços (DAGSer), faz parte da cooperação entre RNP e CGTI/MCTI para execução do Projeto Suporte a Serviços Avançados no MCTI, conduzido pela Diretoria Adjunta de Gestão de Soluções (DAGSol), que já havia contemplado a implementação dos serviços fone@RNP e CAFe naquele Ministério.

Categoria: