Blog de Soluções

Cooperação com Embrapa divulga a primeira Videoaula

A partir da Cooperação entre a RNP e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que tem como objetivo a integração das unidades da Embrapa por meio de soluções inovadoras com foco em serviços de colaboração e na infraestrutura avançada em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), em conjunto com a RNP, foi divulgada a primeira Videoaula sobre o tema "Compostagem", um conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais formando assim um solo humífero.

Videoaula sobre Compostagem

Assista e divulgue: http://www.videoaula.rnp.br/portal/videoaula.action?idItem=3563.

Categoria: 

Cinemas em Rede exibe filme Invasores

As salas participantes da Rede de Cinemas exibirão dia 09 junho (quinta) às 19h00 oo filme Invasores. A exibição desse filme na rede foi articulada com a produtora do filme pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Invasores, de Marcelo Toledo

(Brasil, 2016, cor, 84’)

Com: Emanuela Fontes, Maxwell Nascimento, Rita Batata

De origem boliviana, mas moradora de São Paulo, Claudia tem um grande sonho: ingressar na faculdade de música da USP. Já que não possui nenhum instrumento musical em casa, contará com a ajuda de seu namorado e de sua persistência.

Classificação Indicativa: 14 anos

Trailer: https://vimeo.com/148710275

Os filmes exibidos no projeto Cinemas em Rede ganham o público a partir de uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC). O projeto tem, entre seus objetivos, conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas.

Fazem parte da Rede de Cinemas:

  • CineUSP (Universidade de São Paulo);
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Cinema do Vale do Canela (Faculdade de Educação);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Cine Universitário – Sala Redenção
  • Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ/MEC) – Sala José Carlos Cavalcanti Borges;
  • Cinemateca Brasileira (MinC) – São Paulo;
  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Cine Vila Rica;
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Cine Aruanda;
  • Universidade Federal de Goiás (UFG) – Cine UFG;
  • Universidade Federal Fluminense (UFF) – Cine Arte UFF;
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS);
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Cine Metrópole.
Categoria: 

MCTI adere ao eduroam

Em 31/03/2016 foi concluído o processo técnico de adesão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ao serviço eduroam (education roaming). A partir dessa data, a rede eduroam assumirá gradualmente o papel de rede sem fio coorporativa daquela instituição.

Com isso, o MCTI torna-se um ponto de acesso a uma rede wi-fi de alta velocidade, para que seus funcionários, bem como estudantes, pesquisadores, professores e outros colaboradores das demais instituições integrantes do eduroam possam se conectar à internet dentro do MCTI e em qualquer uma das milhares de localidades existentes em mais de 60 países que possuem pontos de acesso ao serviço.

Essa atividade, executada pela Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços (DAGSer), faz parte da cooperação entre RNP e CGTI/MCTI para execução do Projeto Suporte a Serviços Avançados no MCTI, conduzido pela Diretoria Adjunta de Gestão de Soluções (DAGSol), que já havia contemplado a implementação dos serviços fone@RNP e CAFe naquele Ministério.

Categoria: 

Rute inaugura sete unidades em cidades do Nordeste, Norte, Sudeste e Sul do Brasil

Os beneficiados foram os Hospitais Barão de Lucena (Recife - PE), Cristo Redentor e Fêmina, ambos do Grupo Hospitalar Conceição (Porto Alegre - RJ) e as unidades da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação no Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA), Fortaleza (CE) e Macapá (AP).
Veja mais em na lista de notícias.

Categoria: 

Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira será lançado em Brasília

A Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Programa das Nações Unidades para o Meio Ambinete (PNUMA) lançarão nesta segunda-feira, 24 de novembro de 2014, o Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr),

O evento de lançamento do Sistema Brasileiro de Informações sobre Biodiversidade - SiBB  será transmitido on-line pela RNP pelo serviço de transmissão de vídeo ao vivo:

Dia 24/11
http://video.rnp.br/portal/transmission.action?idItem=23595
Dia 25/11
http://video.rnp.br/portal/transmission.action?idItem=23596

O SiBBr é apoiado pela RNP e pelo LNCC. O apoio da RNP se dar através do Projeto Piloto Suporte ao SiBBr.

Categoria: 

Boas Vindas!

Seja bem vindo ao blog de Soluções!

A RNP pretende estabelecer um canal de comunicação sobre os projetos de aplicações de suas tecnologias, conhecimentos e produtos nas políticas públicas, chamados de Soluções, através deste canal.

Estamos a sua disposição.

Gorgonio Araújo
Diretor Adjunto de Gestão de Soluções
RNP

Subscrever RNP