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Perguntas frequentes

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Conectividade

1 - Para quem devo reportar problemas no circuito da minha instituição?

Indisponibilidades, degradação ou qualquer outro problema no circuito da instituição deverão ser reportados ao Service Desk da RNP pelo canais de atendimento:

- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216

- E-mail: atendimento@rnp.br

2 - Quem pode solicitar abertura de chamado referente ao circuito de internet da minha instituição?

Somente contatos autorizados poderão realizar a abertura. Caso seja responsável técnico da instituição, encaminhe a solicitação de inclusão em um de nossos canais de atendimento:

- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216

- E-mail: atendimento@rnp.br

A equipe realizará as tratativas do incidente e, quando resolvido, dará um feedback à instituição.

 

3 - Desejo realizar alterações (ativação, desativação, alteração de endereço, aumento de banda) no circuito da minha instituição. Como proceder?

A nossa equipe de Relacionamento com o Cliente é responsável por realizar todos os ajustes com a instituição. Caso o gestor da instituição não tenha o contato direto com essa equipe, envie sua solicitação a equipe do Service Desk pelos canais de atendimento:

- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216

- E-mail: atendimento@rnp.br

Sua solicitação será registrada e encaminhada à equipe de Relacionamento com o Cliente.

4 - Como conectar minha instituição à rede Ipê?

Acesse a página https://www.rnp.br/sistema-rnp/faca-parte.

 

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Serviços

1- O que minha instituição precisa para usar os serviços da RNP?

Para a utilização dos serviços fornecidos pela RNP, é necessário que a instituição realize o processo de credenciamento. Para isso, basta enviar um e-mail solicitando o credenciamento junto à RNP para atendimento@rnp.br.

2- Minha instituição já possui acesso à CAFe, com isso, já consigo utilizar o eduroam?

Não, para utilizar o eduroam, é necessário realizar o processo de adesão ao serviço. Após a instituição concluir este processo, os usuários cadastrados conseguirão utilizar livremente o serviço. Lembrando que a CAFe é pré-requisito para a adesão ao eduroam.

3- Esqueci minha senha da CAFe. O que devo fazer?

Para alterar e/ou resetar sua senha da CAFe, será necessário procurar o suporte local de sua instituição, pois somente eles terão os devidos acessos para alterar ou resetar sua senha.

4- Quanto minha instituição deverá pagar para utilizar os serviços avançados da RNP (Conferência Web, CAFe, eduroam etc.)?

Nada, pois os serviços avançados da RNP são disponibilizados às instituições de forma gratuita. Lembrando que os recursos de hardware, como servidores físicos, ficam a cargo da instituição.

5- Tive problemas para acessar o eduroam em uma instituição ao qual não faço parte. O que devo fazer?

Primeiramente, é muito importante que você procure o suporte da instituição ao qual você está. A equipe de suporte local irá verificar se há problemas internos na instituição que possam afetar a utilização do serviço. Caso o problema persista, entre em contato com o Service Desk da RNP pelos canais de atendimento:

- Telefone/Whatsapp: 0800 722 0216

- E-mail: atendimento@rnp.br

 

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Segurança

1 - Como recupero minha senha para acessar o SGIS?

A senha pode ser recuperada na opção “Recuperação de Senha” que consta na página principal ou pelo link https://sgis.rnp.br/accounts/password_reset/.

2 - Como faço para ter acesso ao SGIS, para tratar as notificações da minha instituição?

Para acessar o SGIS, é necessário que o administrador (informar o administrador que está cadastrado à respectiva instituição no SGIS) encaminhe os dados (Nome Completo, E-mail institucional, Telefone e Função) para cais@cais.rnp.br.

3- Qual o servidor NTP que o CAIS orienta para utilização?

Orientamos a utilização dos servidores implementados pelo CAIS, segue abaixo os servidores NTP disponibilizados:

- ntp1.pop-df.rnp.br (stratum 1)

- ntp.cais.rnp.br (stratum 2)

4- O CAIS possui algum material de apoio em segurança da informação?

Sim, esse material está disponível no site da RNP, podendo ser acessado pelo link https://site-publico.rnp.br/sistema-rnp/cais.