Mais de um milhão de inscritos e mais de dois milhões de inscrições. Os números da primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) demostram o alto volume de acessos que o portal recebe durante o período de candidatura, todos os anos. E o dado de que, ainda com o pico de 91 mil acessos simultâneos, o site não enfrentou nenhum momento de instabilidade, com 100% de disponibilidade, reforça os resultados da parceria firmada entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários em sistemas de acesso ao ensino superior. Em 2020, a RNP migrou o Sisu para ambiente de nuvem e, de lá para cá, o sistema conta com alta capacidade computacional, infraestrutura elástica e escalável e desfruta de benefícios como agilidade, segurança e estabilidade.
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Para o subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do MEC, André Castro, além da tecnologia de ponta aplicada à solução, contar com um parceiro estratégico como a RNP é a chave para os resultados positivos. “Além das possibilidades que a nuvem nos oferta, a expertise técnica dos profissionais altamente especializados da RNP nos possibilita explorar essas funcionalidades. Durante essa edição do Sisu, internamente, vivenciamos desafios técnicos e a equipe, com uma capacidade de atuação muito ágil, adotou medidas para manter o nível de qualidade da operação, sem qualquer prejuízo à solução. O resultado de que isso funcionou é a percepção dos usuários de que não houve qualquer dificuldade no acesso. Muito pelo contrário, a experiência foi ainda mais aprimorada, com relatos de alta performance”, defende André.
No Twitter, os candidatos comentaram sobre a edição do Sisu e comemoram suas aprovações em universidades públicas:
Reprodução: Twitter
Por dentro da estratégia de operação
“Há dois anos, a RNP vem realizando em conjunto com o MEC a gestão e operação técnica do SiSU, tendo iniciado com a jornada para nuvem, visando a melhor experiência para o usuário final em relação à disponibilidade, tempo de resposta da aplicação, entre outros requisitos técnicos e, de forma concomitante, ajustando todo o processo para viabilizar a qualidade necessária com a maior economicidade de recursos”, puxou na memória o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos F. Nunes. “Em 2022, a primeira edição realizada apresentou um amadurecimento ainda maior em todos os processos realizados pelas equipes de gestão e técnicas envolvidas, com um desempenho perfeito, ficando o ambiente 100% disponível para receber os mais de um milhão de inscritos e dois milhões de inscrições, visando o ingresso em uma instituição pública de ensino superior”, avalia.
Ideia endossada pelo diretor-adjunto de Serviços Digitais Especializados da RNP, Marcello de Jesus, que complementa: “Exercitamos ciclos de lições aprendidas internamente ao longo das últimas duas edições, o que nos proporcionou um olhar mais amplo para a iniciativa e nos permitiu entender com mais exatidão não somente questões ligadas a tecnologia, mas também a processos, gestão e pessoas. Nesta direção, posso afirmar que hoje temos uma equipe de alta performance focada na entrega da melhor experiência para o usuário”.
O diretor-adjunto de Soluções da RNP, Cláudio Silva, volta ainda mais no tempo. Destaca que a RNP desenvolve consultoria especializada e operação avançada das iniciativas estratégicas para o Ecossistema de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (ETCI) desde 2009. Sobre a atuação nos sistemas do Ministério da Educação, ele opina: “No Sisu, os benefícios e melhorias da plataforma são perceptíveis no que tange desempenho, segurança e disponibilidade. Nosso desafio é sempre melhorar a qualidade do atendimento para o MEC e, para isso, entregamos o portal Acesso Único, como forma de integrar e facilitar a jornada do estudante no ingresso ao ensino superior”.
Mais integração
Pois é, a outra aposta do MEC para simplificar a navegação dos candidatos que disputam uma vaga no ensino superior a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o Portal Acesso Único, que reúne em um ambiente digital os portais do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Preenchendo seus dados cadastrais apenas uma vez, os usuários têm suas informações integradas e, por meio de uma única plataforma, conseguem se inscrever nos três programas federais. “Nossa expectativa era gerar uma experiência unificada, simplificada e com melhor performance para os estudantes, reduzindo o custo de construção, operação e manutenção dessas aplicações”, detalha André Castro, subsecretário de TIC do MEC.
Para isso, o MEC contou novamente com a RNP, que também é responsável pela solução tecnológica. “Para realizar esta entrega de valor do Portal Único para o MEC no tempo adequado, a RNP utilizou-se da sua metodologia de trabalho, que é constituída de cinco passos: descobrir, cocriar, levantar, construir e sustentar. Com este ciclo interativo ao longo do trabalho e com as especialidades em gestão de projetos ágeis e arquitetura tecnológica, chegamos ao resultado tão esperado pelo MEC. Ou seja, entregar um produto com a visão do usuário final: o estudante”, explica o diretor-adjunto de Serviços Digitais Especializados da RNP, Marcello de Jesus.
A percepção dos usuários foi tão importante nesse processo que, na etapa de cocriação, os participantes de edições anteriores do Sisu, Prouni e Fies foram entrevistados e puderam relatar como foram suas experiências de navegação nos portais, apontando possíveis melhorias.
A história da parceria pelo aprimoramento tecnológico dessa importante engrenagem do acesso à educação superior deve ganhar novos capítulos. Ainda este ano, os participantes dos processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies no segundo semestre devem se deparar com novas funcionalidades. Continue de olho!