Serviços para experimentação

A RNP coloca à disposição de pesquisadores e estudantes de redes e sistemas distribuídos ambientes para experimentação, para apoiar estudos de novas propostas de serviços e arquiteturas de rede. 

Conheça cada um deles: 

Fibre

O Fibre é um serviço para experimentação (testbed) que funciona como um laboratório virtual em larga escala para o desenvolvimento de novas aplicações e arquiteturas. Um de seus diferenciais é permitir a seleção de topologias virtuais de redes.

A plataforma é aberta para qualquer estudante, pesquisador ou desenvolvedor interessado em executar experimentos distribuídos geograficamente, em especial para alunos de computação que queiram acesso a um ambiente de experimentação real.

Saiba mais

GidLab

Disponibilizamos para a comunidade acadêmica um serviço para experimentação em autenticação e certificação digital, o GIdLab, que oferece diferentes infraestruturas de autenticação e autorização e de chaves públicas.

O ambiente virtual é voltado para pesquisadores brasileiros interessados em conduzir seus experimentos de gestão de identidades e controle de acessos. 

Saiba mais

LOFT

Para acompanhar as tendências mundiais no uso de redes definidas por software (SDN, na sigla em inglês), oferecemos para a comunidade acadêmica um serviço para a realização de experimentos nesse tipo de infraestrutura, o LOFT - Laboratório OpenFlow para testes de conformidade e desempenho.

Localizado no nosso Internet Data Center (IDC) em Brasília, o laboratório virtual permite testar e homologar, de forma isenta e independente, equipamentos e controladores baseados em protocolo OpenFlow, assim como avaliar a performance da rede que faz uso dessa tecnologia.

Saiba mais