GIdLab

Conheça o GidLab

Disponibilizamos para a comunidade acadêmica um serviço para experimentação em autenticação e certificação digital, o GIdLab, que oferece diferentes infraestruturas de autenticação e autorização e de chaves públicas.

O ambiente virtual é voltado para pesquisadores brasileiros interessados em conduzir seus experimentos de gestão de identidades e controle de acessos. Até o momento, mais de 50 projetos de grupos de pesquisa vinculados a universidades já utilizaram o serviço.

O projeto GidLab teve início em 2013, por uma iniciativa do Comitê Técnico de Gestão de Identidade. 

Acesse o portal

Benefícios

O GIdLab disponibiliza aos pesquisadores uma federação acadêmica para testes, a CAFe Expresso. Criada nos moldes da Comunidade Acadêmica Federada, o objetivo é oferecer um ambiente completo com provedores de identidade e de serviço, de acordo com framework Shibboleth.

Nesse ambiente, os pesquisadores podem testar seus serviços e outros protótipos que estejam relacionados às infraestruturas de autenticação e autorização. Além disso, estão disponíveis para download máquinas virtuais prontas para que os desenvolvedores possam instalar mais facilmente tais infraestruturas.

Além da CAFe Expresso, outras tecnologias oferecidas para experimentação são uma federação simpleSAMLphp, um ambiente OpenIdConnect e um testbed para o serviço eduroam.

Como acessar

Os pesquisadores interessados devem preencher um formulário para cadastrar seu projeto de experimentação. A equipe do GidLab criará contas de acesso e, quando necessário, auxiliará a execução dos experimentos. Pesquisadores terão acesso aos serviços e, caso precisem, às máquinas virtuais do GIdLab.

Acesse o formulário