Videoconferência

Universidades realizam SIGs (Grupos de Interesses especiais) por meio do serviço de videoconferênciaO serviço de Videoconferência disponibiliza ‘salas virtuais’ que permitem a realização de reuniões entre participantes geograficamente distantes entre si. A interconexão de duas ou mais salas de videoconferência, também conhecida como CODEC ou endpoint, é realizada em um equipamento chamado Unidade de Controle Multiponto (em inglês, MCU). A RNP mantém um conjunto desses equipamentos com grande capacidade e alta disponibilidade para uso de suas instituições clientes, livrando-as dos ônus de adquirir e manter infraestrutura própria e equipe especializada para operar.

As salas virtuais devem ser previamente agendadas, para garantir a disponibilidade desses recursos computacionais. Adicionalmente, é possível gravar as reuniões e transmiti-las ao vivo, por streaming. Se os endpoints de sua instituição suportarem, é possível realizar videoconferências em alta definição (HD). Além disso, o serviço possui conexão com a rede telefônica, permitindo a participação a partir de terminais telefônicos convencionais, fixos ou móveis.

Os principais benefícios do uso desse serviço são a agilidade para tomada de decisão, possibilitando aumento de produtividade e economia de tempo e dinheiro, por eliminar a necessidade de realizar viagens. Esse serviço tem sido muito utilizado nas qualificações e defesas (teses e dissertações) de mestrado e doutorado das instituições de ensino superior.

Videoconferência do seu computador pessoal

O serviço conta com um software que possibilita realizar videoconferências a partir de um computador pessoal, ou seja, dispensando um CODEC tradicional. Para isso, é necessário ter apenas um headphone, um microfone e uma câmera. Este software também é suportado para dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. Para mais informações, entre em contato com o Service Desk da RNP (sd@rnp.br / 0800 722 0216).

Como usar o serviço?

Todas as instituições credenciadas da RNP podem solicitar o acesso ao serviço. Basta estarem de acordo com a Política de Uso.

O uso do serviço deve ser solicitado pelo gestor indicado pelo dirigente máximo da instituição durante o processo de credenciamento. É necessário entrar em contato com o Service Desk da RNP, pelo e-mail sd@rnp.br ou pelo telefone 0800 722 0216, para criar uma conta no sistema. Com isso, os usuários poderão realizar o agendamento das salas virtuais multiponto, por meio do sistema de agendamento.

É importante ressaltar que o suporte aos usuários finais deve ser oferecido pela própria instituição cliente. A RNP oferece treinamento adequado aos representantes técnicos de cada instituição, além de suporte de segundo nível a esses profissionais.