Conferência Web

O serviço de Conferência Web da RNP permite a interação de equipes remotas em tempo real, de forma simples, usando um computador ou dispositivo móvel. Basta um navegador instalado, um headset e conexão com a internet para organizar e participar de reuniões com recursos avançados de comunicação e colaboração, como:

  • Compartilhamento de áudio
  • Compartilhamento de vídeo por webcam
  • Compartilhamento de documentos nos mais diversos formatos
  • Compartilhamento de desktop
  • Bate papo público ou privado
  • Gravação de reuniões

O principal benefício deste serviço é a facilidade em reunir pessoas, perto ou longe uma das outras, a qualquer hora e com um mínimo de recursos necessário. Dessa maneira, é possível gerar economia, agilizar processos, aumentar a produtividade e facilitar a comunicação na sua instituição.

O serviço pode ser usado em diversas ocasiões, entre elas reuniões de equipe, defesas de teses e dissertações, transmissão de webinars ou eventos, capacitação, treinamento e ensino a distância (EAD).

O portal do serviço pode ser acessado no link conferenciaweb.rnp.br.

A oferta padrão do Serviço de Conferência Web na plataforma Mconf consiste em:

  • 30 contas habilitadas
  • 10 GBytes de espaço para Gravações (~100 horas de gravação)
  • Sem limites de Salas / Comunidades

Como funciona

O serviço precisa de um navegador em sua versão mais recente. Recomendamos usar o Mozilla Firefox, pois é o que atende a todos os requisitos de uso. Ainda é necessário ter o Adobe Flash instalado e atualizado. Sabemos que é uma tecnologia que tem seus dias contados e estamos trabalhando em sua substituição.

Um headset de boa qualidade faz toda diferença na experiência de uso. Evite o uso de microfone embutido em notebook ou webcam, pois captura muito ruído do ambiente e prejudica a comunicação.

A rede é um item importante. Compartilhar somente o áudio e o vídeo em média qualidade não exige muita banda. Contudo, se o compartilhamento incluir diversos recursos, como áudio, vídeo de alta qualidade e compartilhamento de desktop em alta resolução, a exigência da banda será maior.

Além da banda, deve-se levar em consideração a qualidade da sua rede local. Por se tratar de um serviço de comunicação multimídia em tempo real, uma rede local de baixa qualidade pode ocasionar problemas como picotes e falhas na voz e no vídeo. Redes Wi-Fi públicas ou empresariais de baixa qualidade ou com muita interferência podem implicar em uma experiência ruim.

Recomendamos sempre usar uma rede cabeada ou um ambiente Wi-Fi controlado. O firewall da sua rede local também pode impactar negativamente na qualidade da reunião, pois o bloqueio de determinadas portas podem inviabilizar o uso de recursos ou mesmo degradar a qualidade do áudio e do vídeo.

O Mconf usa a tecnologia webRTC, que tem como principal vantagem prover uma qualidade superior de áudio nas reuniões com um mínimo de uso da rede. Para mais detalhes sobre a plataforma, acesse o Manual do usuário.

O acesso por ser feito de qualquer navegador, mas determinados recursos são compatíveis somente com alguns. Recomendamos utilizar os navegadores:

Se estiver com problemas de qualidade ou de acesso a uma reunião no serviço de Conferência Web, você pode acessar ajuda neste link ou entrar em contato com o Service Desk da RNP.

Transição de plataforma

A RNP decidiu aprimorar o serviço de conferência web substituindo a plataforma Adobe Connect pelo MConf.

O Mconf é uma solução de Conferência Web desenvolvida em parceria com a UFRGS através de um Grupo de Trabalho da RNP coordenado pela Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP. O desenvolvimento começou em 2012 e o Mconf entrou em produção em 2015.

Em 2017 iniciamos as ações para desligamento do Adobe Connect. Em 2018, pretendemos aposentá-lo definitivamente, concluindo a transição para o MConf. Nada será migrado durante a transição e reformulamos completamente a oferta do serviço.

Se sua instituição possui gravações de aulas ou reuniões na plataforma Adobe Connect e precisa manter esses conteúdos, SERÁ NECESSÁRIO RESGATAR esse conteúdo.

Para facilitar o backup das gravações desenvolvemos uma ferramenta que tem o objetivo de automatizar o download de parte do conteúdo e converte-lo no formato MP4.

A ferramenta gera um arquivo MP4 contendo o áudio, vídeo e conteúdo (compartilhamento de tela e apresentações). O chat e o bate papo não são convertidos.

Para maiores informações sobre como fazer um backup automatizado das gravações do Adobe Connect clique aqui.

Como aderir

Todas as instituições clientes da RNP podem solicitar por telefone ou e-mail o acesso ao serviço por meio do Service Desk. Basta apenas cumprir a formalidade de uma liberação de uso, definida pelo gestor indicado pelo dirigente máximo da instituição. Liberado o uso, a instituição controla os acessos ao serviço.

Para começar a usar o serviço é necessário :

É importante ressaltar que o suporte aos usuários finais deve ser oferecido pela própria instituição cliente. A RNP oferece treinamento adequado aos representantes técnicos de cada instituição, além de suporte de segundo nível para esses profissionais.