IDC
Armazene dados de sua instituição em uma infraestrutura de TI robusta e de alto nível.
Conheça o nosso serviço de Colocation
O serviço de hospedagem, denominado Colocation, oferece um espaço com alta disponibilidade para máquinas servidoras e elementos de rede de clientes estratégicos, nas dependências do Internet Data Center (IDC) da RNP, alocando uma porta de acesso à rede de educação e pesquisa de alta velocidade, com monitoramento 24 horas por dia, sete dias na semana, 365 dias por ano. O serviço oferece um alto nível de infraestrutura e gerenciamento de ambiente de TI e comunicação, visando atender aos seus clientes com garantias de alta segurança e operação ininterrupta.

Onde posso usar o IDC?
O IDC da RNP está localizado em uma área de 600 m2, em um ponto estratégico de Brasília.

Como acessar?
O IDC Colocation está restrito aos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Educação (MEC), da Cultura (MinC) e da Saúde, bem como a suas agências e institutos de pesquisa, além de projetos em ciência, tecnologia, educação, inovação e cultura considerados estratégicos pela Diretoria Geral da RNP.

Por que eu preciso do serviço de Colocation?
Com localização privilegiada em Brasília, o IDC da RNP abriga em suas instalações o Ponto de Presença da RNP no Distrito Federal (PoP-DF) e o Ponto Federal de Interconexão de Redes (FIX/PTTMetro de Brasília), trocando tráfego localmente com os principais backbones comerciais e federais do país, o que garante facilidade de acesso aos serviços disponibilizados pelos clientes hospedados lá hospedados.
Em 2012, o IDC passou por evoluções em sua infraestrutura que permitiram o aumento da capacidade e da disponibilidade. Foram ainda executadas ações de melhoria da eficiência energética e ampliação da área de hospedagem, que permitiram a liberação de espaço para o atendimento de novas solicitações de adesão ao serviço.
A RNP fornece espaço, ponto de rede e infraestrutura física, elétrica e lógica, para abrigar os equipamentos dos clientes com segurança e alta disponibilidade, além do monitoramento dos serviços e banda segundo acordo de nível de serviço estabelecido (SLA).
A configuração, a administração e a atualização das aplicações e serviços são de responsabilidade do cliente, assim como o fornecimento de equipamentos de rack, softwares, licenças, notas fiscais, e a aplicação das devidas atualizações de segurança que se fizerem necessárias.

Benefícios
O IDC da RNP está localizado em um espaço de 600 m², com climatização, sistemas de segurança e de detecção e combate a incêndio. Possui racks padrão 19”, podendo hospedar equipamentos de clientes, na modalidade de colocation, em espaço de 2U a 44U, dependendo da necessidade, disponibilizando uma porta de acesso (interface em equipamento de comutação) à rede de educação e pesquisa de alta velocidade.
Confira outras vantagens:
• Energia elétrica: para garantir a segurança das máquinas e a estabilidade dos serviços oferecidos de forma ininterrupta, o espaço dispõe de nobreaks operando em sistema paralelo redundante com 50% da capacidade nominal, além de grupo gerador de 360 KVA com autonomia de 10 horas (1.000 litros), comutado por andar.
• Refrigeração: o sistema de refrigeração garante climatização ininterrupta com redundância.
• Controle de temperatura e umidade: a temperatura e a umidade são controladas por sensores, com coleta de medições e monitoramento permanente.
• Prevenção de incêndio: o sistema de detecção e prevenção a incêndio inclui detectores e extintores de incêndio de ação rápida e direcionada (FM 200 - HFC 227 ea) não destrutivos.
• Segurança, monitoramento e controle: o IDC da RNP conta com um sistema de segurança que inclui acesso controlado e restrito a pessoal previamente cadastrado e autorizado, circuito fechado de TV e identificação biométrica.
• Cabeamento certificado: Systmax GigaSPEED XL (categoria 6), possibilitando conexões UTP a até 1 Gb/s.
• Monitoramento da disponibilidade de serviços 24 horas por dia, sete dias na semana, 365 dias por ano, com abertura de chamado e acionamento dos responsáveis indicados pelo cliente, segundo escala e acordo de nível de serviço (SLA) estabelecidos;
• Monitoramento de banda por cliente;
• Informações detalhadas sobre os serviços e geração de relatórios em tempo real;
• Contato permanente com equipe especializada do Centro de Operações do IDC da RNP;
• Estabelecimento de VLANs por cliente;
• Firewall customizado segundo as necessidades do cliente;
• Sistema de detecção de intrusos (IDS), verificando tentativas de ataque e possibilitando a tomada de ações corretivas;
• Auditoria de segurança mensal gerada pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP;
• Disponibilização de uma porta de acesso em equipamento comutador (switch) com possibilidade de velocidade acima de 100 Mb/s;
• Ponto estratégico do backbone de educação e pesquisa da RNP (rede Ipê), com o encontro dos enlaces interestaduais multigigabits.