Endereçamentos IP

Alocação de blocos

A RNP registra blocos IP da rede Ipê para as instituições usuárias qualificadas pelo Comitê Gestor do Programa Interministerial (PI-RNP). A solicitação de alocação de blocos IP é realizada por meio de formulário disponível na extranet da RNP, na última etapa do processo de qualificação das instituições usuárias.

As solicitações de blocos IPv6 e de novos blocos IPv4 devem ser enviadas pelos contatos técnicos das instituições usuárias para o e-mail registro@rnp.br, incluindo a descrição detalhada das necessidades e justificativas para o pedido, e serão atendidas de acordo com a Política de alocação de blocos IP vigente.

Política de alocação de blocos IP

No contexto de escassez de blocos IPv4 e com a restrição de alocações adicionais de blocos IPv4 pelo LACNIC e NIC.br, anunciada em fevereiro de 2017, a RNP decidiu que serão alocados blocos de no máximo /25 (128 hosts endereçáveis), a cada seis meses, após justificativa da necessidade iminente. A medida continua alinhada com as políticas publicadas pelo NIC.br que passou a utilizar a reserva de endereços IPv4 apenas para novos entrantes, restringindo as alocações adicionais.

Para toda alocação de blocos IPv4, serão alocados blocos IPv6, um /48 por campus. Novos blocos IPv6 podem ser solicitados a qualquer tempo pelas organizações usuárias, à medida que julgarem necessário.

Políticas de transição para o protocolo IPv6 são encorajadas pela RNP. Para isso, acesse o nosso guia para orientar as instituições nesse contexto de transição.

Whois

Consulte os blocos IP das instituições usuárias da rede nacional acadêmica administrada pela RNP.

Looking Glass

Faça consultas sobre roteamento (protocolo BGP) e testes de alcance e de tempo de resposta (ping e traceroute) na rede acadêmica brasileira.