IFPB agora faz parte do eduroam

Instituto Federal

O eduroam  é uma rede se fio (WIFI) segura desenvolvida para uso educacional e pesquisa de âmbito mundial com cobertura em mais de 1.000 localidades no Brasil e 11.000 espalhados por todos os continentes.

Com esta adesão todos os  alunos, técnicos e professores deste IF podem acessar a rede WIFI eduroam utilizando seu usuário e senha não apenas dentro doscampi deste IF, mas,  em todas as instituiçoes que fazem parte do Eduroam no Brasil e no mundo. Isto equivale a expandir e simplificar o acesso para além das fronteiras dos campi, pois sempre que  os usuários estivem  em viagem em outras instituiçoes participantes do serviço, eles podem ter acesso automaticamente ao WIFI sem a necessidade de procurar as equipes de TI locais, gerando assim maior simplicidade e agilidade para o usuário final.

Outro aspecto importante é que visitantes de outras instituições que forem visitar qualquer um dos campi deste IF podem ter tambem acesso ao WIFI utilizando seus usuários e senhas nativos de suas instituiçoes, isto reduz drasticamente o tempo que as equipes deste IF passavam configurando notebooks ou criando usuários temporários para acesso ao seu WIFI.

Esta ação é um desdobramento da  reunião do FORTI que ocorreu Maio de 2014 na cidade de Florianopolis-SC, onde foi lançada uma ação da DIretoria Adjunta de Gestão de Serviços(DAGSer) da RNP para apoiar a inclusão os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para uso do serviço eduroam.

Esta ação segue o mesmo modelo de ação conjunta já praticado pela DAGSer nos serviço do fone@RNP e CAFe onde obtivemos excelentes resultados e esta nesta ação sendo conduzida na RNP pelo Analista de Operaçoes Diego Reis.

Institutos Federais que já são usuários do eduroam:

  • IFES - Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Espirito Santo
  • IFPI  - Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Piauí
  • IFSC - Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Santa Catarina
  • IFMG - Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Minas Gerais
  • IFAP - Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Amapá
  • IFGoiano  - Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia Goiano

Com isto espera-se que todos os Institutos Federais que concluiram o processo de adesão da CAFe possam rapidamente  tambem fazer uso do Eduroam.

O processo de adesão para o Eduroam é bem mais rápido e agil que o da CAFe e poderá ser realizado praticamente em uma semana para todo o processo, desde a parte administrativa de envio de documentação até a parte técnica de configuração e homologação que pode inlcusive ser realizada em apenas um dia de trabalho, a depender da disponibilidade da instituição que esta fazendo adesão.

Caso queira saber onde estão os pontos cobertos pelo eduroam basta acessar mapa.

Mapa Eduroam