RNP e Univates unem esforços para garantir serviços hospitalares em meio a inundações no Rio Grande do Sul

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O Hospital Bruno Born (HBB) – instituição de saúde crucial na região de Lajeado-RS – se viu obrigado a evacuar algumas áreas, incluindo os equipamentos de Tecnologia da Informação (TI), devido às inundações recentes que assolam o estado do Rio Grande do Sul. Em uma ação de emergência, os equipamentos de TI do data center foram transferidos para a Universidade do Vale do Taquari (Univates), onde havia condições de energia elétrica e internet. 

A conectividade do hospital foi rapidamente restaurada graças à articulação ágil entre  Univates e RNP, por meio do Ponto de Presença da organização no estado (PoP-RS), que autorizou o acesso à internet via sua infraestrutura, permitindo a retomada de serviços essenciais. 

“A gente sabe que um hospital sem internet e sem um sistema para poder fazer todas as suas comunicações, tem muita dificuldade na operação. Então, como já existe a parceria da RNP com a Univates, deixamos a configuração pronta, aguardando somente a liberação da RNP. A resposta veio rapidamente e assim fizemos uma articulação ágil para resolver essa situação”, afirma Bruno Lorensi, analista de redes do PoP-RS. 

Enquanto muitas operadoras e provedores de serviços da região enfrentavam impactos severos, a Univates, que abriga um Ponto de Troca de Tráfego (PTT), conseguiu manter as comunicações minimamente funcionais. No entanto, o HBB, como principal hospital da região, enfrentou enormes desafios para atender à demanda, dada a dificuldade de mobilidade de muitos profissionais em chegar ao trabalho e a falta de comunicação com convênios. 

“Os dois provedores de internet que tínhamos ficaram offline. Então, para manter os serviços do hospital, encontramos a solução de articular com a Univates e a RNP, a disponibilização de um link de internet temporário. Isso nos permitiu manter a comunicação interna até que pudéssemos restabelecer os serviços”, destaca Fabricio Scheunemann, gerente operacional do HBB. 

Para Ari Frazão, diretor adjunto de engenharia e operações da RNP, a continuidade do funcionamento do hospital, especialmente num momento de emergência como esse, requer agilidade e solidariedade entre instituições. “Embora não se trate de uma organização cliente da RNP, sabendo da importância do acesso à internet para o seu funcionamento e da sua relevância no cenário atual do Rio Grande do Sul, resolvemos abrir essa exceção até que ela consiga recuperar a sua conectividade.” 

De acordo com Tiago Giovanaz da Silva, Coordenador de Suporte e Infraestrutura de TI da Univates, a rapidez com que as instituições se organizaram para atender o pedido de socorro do hospital foi determinante para prestação de atendimento médico às famílias afetadas. “Nós já havíamos passado por alguns momentos de crise aqui no ano passado, mas entendemos que essa situação era muito mais complicada e que o hospital iria ter um papel extremamente importante, por ser um dos que mais tem condições de auxiliar a população. Então, acredito que, com o apoio da RNP, conseguimos realmente auxiliar a região”. 

Cerca de 20 hospitais foram afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Entre os mais afetados estão os hospitais Bruno Born, de Lajeado, Mãe de Deus, em Porto Alegre, e o Hospital Municipal de Canoas. 

Em tempos de crise como esta, a solidariedade entre diferentes entidades torna-se cada vez mais necessária. A RNP se coloca à disposição para colaborar e buscar soluções conjuntas, reconhecendo a necessidade de apoio mútuo em momentos de adversidade.