A RNP e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) assinaram hoje, dia 14/12, um acordo de cooperação técnica que prevê a troca de tráfego de Voz sobre IP (VoIP) entre as duas instituições. Com isso, a rede do MP, chamada Infovia VoIP, beneficia-se de poder fazer ligações pela internet para a rede do fone@RNP, que interliga mais de 280 pontos, entre universidades públicas, institutos federais e centros de pesquisa, como a Embrapa e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por exemplo, e vice-versa.
Para o secretário de Tecnologia da Informação do MP, Marcelo Pagotti, “trata-se de um passo importante para a Infovia, o primeiro de vários acordos que estão por vir”. Já o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, destacou que “o acordo tem grande valor, pois vai aumentar o benefício do fone@RNP, ao estar conectado à Infovia VoIP”, facilitando o acesso das instituições clientes da organização ao MP e outras pastas que usam a infovia.
Simões ressaltou ainda que “em 2016, estima-se que o fone@RNP proporcione uma economia de cerca de 3 milhões de reais”. Ou seja, esse é o montante que as instituições clientes do serviço deixaram de gastar com minutagem na telefonia comercial.
No horizonte, RNP e MP discutem, ainda, parcerias em computação em nuvem, segurança e padrões de interoperabilidade em Governo Eletrônico.