A RNP participou do IV Fórum da Internet e Pré IGF Brasileiro 2014, organizados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br) e realizados em São Paulo nos dias 25 e 26/4, em paralelo ao NETmundial e após a sanção presidencial do Marco Civil da Internet. Este ano, tanto o Fórum quanto o NETmundial discutiram os princípios de governança da Internet do ponto de vista global, em um debate multissetorial, que envolveu representantes do governo, da comunidade científica e da sociedade civil.
No evento, o diretor de Serviços e Soluções da RNP e também conselheiro do CGI.Br, José Luiz Ribeiro Filho, defendeu que a neutralidade da rede abre caminho para a inovação. “Ao garantir a neutralidade para a infraestrutura das redes que formam a nossa Internet, a lei impede que as operadoras escolham os serviços e aplicativos que serão disponibilizados na rede, facilitando que novas aplicações surjam sem interferência”, explica. “Temos assegurado um espaço onde principalmente a pesquisa poderá trazer novas ideias para outros serviços e aplicações que sequer podemos imaginar hoje”.
Segundo José Luiz, o Internet Governance Forum (IGF), criado pela ONU, será responsável por dar prosseguimento às discussões e ao detalhamento das propostas para a elaboração de um documento, com base no que foi apresentado no NETmundial. Em 2015, uma das reuniões do IGF será no Brasil.
Durante a tramitação do projeto de lei do Marco Civil da Internet na Câmara, o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, foi convidado a discursar e informar o posicionamento da organização. Veja aqui o discurso na íntegra.