Os projetos fomentados pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) apresentaram seus resultados finais no Workshop de Avaliação nos dias 1º e 2/10, no Hotel San Marco, em Brasília.
Os dez trabalhos concentram-se nos temas conteúdo para TV digital, cidades inteligentes, computação em nuvem e virtualização de redes e serviços. O diretor do CTIC, Lisandro Granville, destacou a importância das redes de pesquisa formadas pelos centros e instituições em torno desses estudos.
“O workshop sedimentou a percepção dos resultados possíveis quando os projetos são realizados em rede. Esse modelo de execução traz benefícios e possibilita resultados concretos”, afirmou.
Criado pelo Governo Federal e hospedado na RNP, cabe ao CTIC a criação de redes de competências, bem como o acompanhamento e a avaliação dos projetos executados. Os resultados desses são compartilhados com empresas e governo, a fim de estimular o desenvolvimento de áreas estratégicas da economia brasileira.
“Todos os projetos desenvolvidos nesse ciclo têm grande potencial de impacto na sociedade. Um bom exemplo é o projeto de desocupação de leitos hospitalares que pode contribuir muito com as condições da saúde no país. O desafio agora é fazer com que essas soluções cheguem a esses locais, que possam ser utilizadas no ambiente para o qual foram concebidas”, finalizou o Granville.
Os projetos que compuseram o workshop foram (CIA)², sobre cidades inteligentes; AltoStratus, soluções de middleware para nuvens; SPACES-4D, sistema participativo de gestão e monitoramento de cidades; SIMTUR, sistema de monitoramento de tráfego urbano; JCOLLAB, sistema de produção de conteúdo jornalístico e social; JitCloud, sobre computação em nuvem; ReVir, Redes Virtuais na Internet do Futuro; REMOA, rede-cidadã de monitoramento; Ginga APPSTORE, de aplicações interativas para Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD); e ArtTVDi, arcabouço de aplicações para TV Digital interativa com suporte a serviços web.
Clique aqui e saiba mais sobre esses projetos.