Editais

Chamada para Grupo de Trabalho em Acesso Aberto a Dados de Pesquisa (GT-AADP)

No dia 15/3, a RNP e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) lançaram uma chamada para financiar um grupo de pesquisa em acesso aberto a dados de pesquisa (AADP). Os selecionados formarão um grupo de trabalho para colaborar no mapeamento de práticas de AADP já existentes, além de elaborar um portal web para reunir a comunidade nacional acadêmica em torno do assunto e desenvolver uma solução tecnológica que poderá ser o embrião de um futuro serviço de AADP.

Os recursos da chamada deverão ser destinados à contratação de pessoal ao longo de 12 meses*. A RNP também poderá custear, sob demanda, passagens de pesquisadores para reuniões, entrevistas e grupos focais do projeto.

Os interessados têm até o dia 17/4 para enviar as propostas para o e-mail gt-aadp@rnp.br.

*A contratualização do grupo de trabalho selecionado estará condicionado à disponibilidade de recursos financeiros.

Chamada na íntegra  Rerratificação da chamada

Modelo de submissão de propostas

4ª Chamada Coordenada BR-UE em Tecnologias da Informação e Comunicação 

A RNP e a Secretaria de Políticas de Informática (Sepin) do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançam a 4ª Chamada Coordenada BR-UE em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). 

Seis projetos serão selecionados nas seguintes áreas de conhecimento:

- Internet das Coisas (projetos-piloto)

- Computação em Nuvem

- Redes 5G

Será disponibilizado um orçamento total de aproximadamente R$ 26 milhões, para execução de projetos, com duração máxima de três anos, divididos nas seguintes proporções:

Os proponentes deverão submeter três documentos:

1. A própria proposta, elaborada em inglês conjuntamente com instituições europeias;
2. Plano de utilização dos recursos, em reais;
3. Rascunho do Acordo de Cooperação.

Os arquivos devem ser submetidos por meio do sistema JEMS, acessível por meio do seguinte endereço https://jems.sbc.org.br/ctic_eubr_4.

Regras específicas do lado brasileiro

- Os projetos poderão prever até 10% do valor do projeto para custeio de taxas administrativas.

- O orçamento deve considerar, no mínimo, 44,45% para centros, institutos de pesquisa ou entidades brasileiras de ensino, com sede ou estabelecimento principal situado nas regiões de influência da Sudam, da Sudene e da região Centro-Oeste, com exceção da Zona Franca de Manaus. Além disso, no mínimo 30% dos recursos devem ser destinados a entidades públicas, em conformidade com o disposto inciso II do § 1º e no § 3º do art. 11 da Lei nº 8.248, de 1991.

- No máximo 55,55% devem ser utilizados por centros ou institutos de pesquisa ou entidades brasileiras de ensino, oficiais ou reconhecidas, de qualquer região do País, em conformidade com o disposto no inciso I do § 1º do art. 11 da Lei nº 8.248, de 1991.

- Embora qualquer instituição possa compor os consórcios para submissão de proposta, serão considerados elegíveis ao financiamento apenas centros de pesquisa, entidades brasileiras de ensino e empresas incubadas por instituições credenciadas pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Cati), ou empresas incubadas em incubadoras credenciadas no Cati.

Cronograma (preliminar)

Lançamento do edital e abertura dos sistemas de submissão no Brasil: 13/2/17

Data limite para submissão das propostas: 14/3/17 

Divulgação dos resultados: junho de 2017

Conclusão das contratações: dezembro de 2017

Início sugerido da execução dos projetos: janeiro de 2018

Chamada na íntegra

Perguntas frequentes - FAQ

Anexo IPlano de utilização dos recursos

Anexo IIAcordo de Cooperação

Programas de P&D 2017

No dia 31/1, a RNP lançou o edital para Programas de P&D de 2017, pelo qual serão desenvolvidos projetos acadêmicos inovadores na área de redes, aplicações e middleware. Este ano, o edital é mais abrangente e está dividido em dois Programas de P&D: Serviços Avançados e Internet Avançada. O Programa de P&D em Serviços Avançados busca propostas que possam contribuir para a evolução ou ampliação do portfólio de serviços avançados da RNP. Por isso, o edital incentiva a submissão de projetos que explorem temas como videocolaboração, distribuição de conteúdo digital e gestão de identidade.

Já o Programa de P&D em Internet Avançada contemplará propostas de produtos ou serviços que ajudem a otimizar ou automatizar a infraestrutura de redes, assim como aplicações de análise de monitoramento e novas arquiteturas que permitam a evolução da rede acadêmica, como por exemplo o uso do NFV (Network Functions Virtualization).

Cronograma

● Data de divulgação do edital: 31/1/2017
● Webconferência pública para tirar dúvidas sobre o edital: 15/2/2017, das 14h às 15h
● Data-limite para entrega das propostas: 14/3/2017
● Data-limite para divulgação do resultado da seleção: 24/4/2017
● Webconferência de boas-vindas dos projetos selecionadas e orientações sobre os respectivos programas de P&D: 26/4/2017, às 10hs.
● Período de contratação: 1/5/2017 a 30/4/2018

Chamada na íntegra

Modelo de propostas

Chamada Conjunta RNP-NSF para Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Segurança Cibernética

A RNP, por meio do seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC), em parceria com o Directorate for Computer & Information Science & Engineering (CISE) da National Science Foundation (NSF) dos Estados Unidos, tornam pública essa chamada e convidam os interessados a apresentarem propostas de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica sobre segurança cibernética.

O processo de seleção é dividido em duas fases. Os interessados terão até 16/12 para submeter suas pré-propostas à primeira fase nos temas Segurança e Privacidade em Redes; Internet das Coisas, Sistemas Ciber-Humanos e Ciber-Físicos; e Detecção de Malware. O endereço para o envio é https://jems.sbc.org.br/br_us_cybersec2016.

Os proponentes poderão submeter as propostas completas à segunda fase do processo até o dia 16/3/2017. Para isso, poderão utilizar o mesmo link acima para o envio dos arquivos, sendo eles: a proposta em si e o plano de aplicação, conforme o modelo do Anexo I. Recomenda-se que a proposta seja submetida primeiramente pelo coordenador americano ao sistema da NSF, por meio do site https://www.fastlane.nsf.gov/. Em seguida, utilizar a função de exportação para gerar a versão final, a ser submetida no sistema do lado brasileiro, JEMS.

O objetivo é apoiar e promover projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento na área, por meio de consórcios entre instituições científicas e tecnológicas e empresas brasileiras e americanas.

Cronograma

Lançamento da chamada: 31/10/2016

Data limite para submissão da prévia (1ª fase): 16/12/2016, 23h55 (Brasília)

Resultados da primeira fase: 16/01/2017

Data limite para submissão da proposta completa (2ª fase): 16/03/2017, 23h55 (Brasília)

Divulgação dos resultados: a partir de maio de 2017

Apoio às propostas aprovadas: a partir de setembro de 2017

Chamada na íntegra

E-mail para informações adicionais: br-us-cybersec@rnp.br

Editais encerrados