Artigos com a participação da DPD aceitos no TNC 2015

A Diretoria de P&D da RNP teve três apresentações aceitas para o TNC 2015 que ocorrerá nos dias 15 à 18/6, na cidade do Porto, Portugal.

A Management System Based on QoS and QoE for Wireless Networks

Este artigo é fruto do trabalho do GT-Coliseu (hoje na sua segunda fase) desenvolvido por pesquisadores da UNISC e UFRGS com o objetivo de criar uma ferramenta para medir a qualidade de experiência (QoE) e qualidade de serviço (QoS) de usuários de redes sem fio.

A ferramenta visa melhorar a gerência de redes sem fio globais, como eduroam, integrando medidas de QoE e QoS através de uma interface de visualização contendo medições de rede e nível de satisfação dos usuários.

Este artigo contou com a participação dos pesquisadores da UNISC, Cristiano Both e Matias Schimuneck, dos pesquisadores da UFRGS, Lisandro Granville, Juergen Rochol e Marcelo Marotta e dos colaboradores da RNP, Michael Stanton, André Marins e Rafael Valle.

Cacuriá Multimedia Tool

Apresenta a ferramenta Cacuriá, resultado do GT-VOA, projeto desenvolvido pela UFMA, que atualmente se encontra em Fase Experimental na RNP.

A ferramenta Cacuriá é uma ferramenta de autoria que visa facilitar o processo de construção de Objetos de Aprendizagem (OAs). É um software multiplataforma  que permite a professores criarem OAs de forma prática e intuitiva, sem necessidade de conhecimento em programação. A ferramenta dá a possibilidade de OAs em HTML5 e NCL (para TV Digital) e está sendo integrada ao serviço videoaula@RNP que o conteúdo criado pela ferramenta seja postado diretamente no portal do serviço.

Participaram da proposição deste artigo os pesquisadores da UFMA, André Damasceno, Rafael Drumond e Carlos de Salles e os colaboradores da RNP, André Marins e Rafael Valle.

8K Live Television Coverage of Global Sports Events in Brazil

Relata o experimento que transmitiu 9 jogos da Copa do Mundo 2014 na resolução 8K (7.680 x 4.320 pixels). Os jogos foram capturados em 8K pela TV japonesa NHK e transmitidos para espaços de visualização no Rio de Janeiro e em 4 teatros no Japão, utilizando a infraestrutura de comunicação da RNP, NTT e redes acadêmicas internacionais.

Este artigo foi proposto pelos colaboradores da NHK, Shinichi Sakaida, da NTT, Tatsuya Fujii, Hiroyuki Kimiyama e Hisao Uos e da RNP, Michael Stanton e Leandro Ciuffo.

Categoria: