Blog de P&D

Disponível versão beta do aplicativo do GT-RarasNet

Está disponível no site oficial do Gt-RarasNet a versão beta do aplicativo para dispositivos Android, na página http://rederaras.org/rarasnet/prototipo/

Sobre o GT-RarasNet

O GT-RarasNet é um grupo de trabalho do programa de GTs Temáticos da RNP, no tema de e-saúde, iniciado em 2015. Ele tem como objetivo a criação de um aplicativo e uma plataforma integrada mobile/web para veiculação de informações nacionais sobre doenças raras, incluindo protocolos, listas de medicamentos e centros de referência, a fim de ampliar e qualificar o cuidado em saúde

O GT-Rarasnet, no primeiro ciclo de desenvolvimento, criou um protótipo funcional de aplicativo mobile para sistemas Android.  Esta iniciativa, em parceria e fomentada pela RNP e pela SGTES-MS, tem como meta principal o desenvolvimento e o estabelecimento de uma plataforma para integração e divulgação de informações sobre doenças raras cobertas pelo Sistema Único de Saúde. O aplicativo é uma solução completa que se conecta, via webservice, às bases de dados curadas pela equipe de pesquisa do Observatório: dados provenientes do DATASUS (SIM, SINASC, CNES), informações bibliográficas provenientes dos sistemas de indexação nacionais (BVS, Biblioteca de Teses e Dissertações da CAPES, SCIELO), informações sobre profissionais fornecidas por conselhos de classe, informações sobre locais de atendimento disponibilizadas por secretarias de saúde e sociedades científicas, informações internacionais sobre as doenças (Orphadata e OMIM), protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do MS, dados de medicamentos para doenças raras da RENAME, etc. O aplicativo foi concebido para rodar em smartphones com acesso a internet e, mediante cadastro básico, permite o acesso ao repositório. O funcionamento se dá numa estrutura cliente-servidor, mediada por webservice desenvolvido em PHP.

Na segunda etapa de desenvolvimento, iniciada em 2016, pretende-se ampliar a funcionalidade do aplicativo, através da reestruturação do webservice e de revisão dos relacionamentos nas bases de dados. Serão realizados testes em cenário real, bem como em laboratório, a fim de identificar inconsistências. O estudo piloto envolverá profissionais de saúde e pesquisadores do campo das doenças raras, residente no Distrito Federal. Como resultado final, espera-se oferecer um serviço robusto, estruturado, fluido e intuitivo, permitindo uma visão panorâmica e ampla das informações nacionais e internacionais sobre doenças raras.

Contato

Dúvidas e sugestões podem ser enviados via e-mail para o endereço rarasnet@rnp.br

Categoria: 

Artigos com a participação da DPD aceitos no TNC 2015

A Diretoria de P&D da RNP teve três apresentações aceitas para o TNC 2015 que ocorrerá nos dias 15 à 18/6, na cidade do Porto, Portugal.

A Management System Based on QoS and QoE for Wireless Networks

Este artigo é fruto do trabalho do GT-Coliseu (hoje na sua segunda fase) desenvolvido por pesquisadores da UNISC e UFRGS com o objetivo de criar uma ferramenta para medir a qualidade de experiência (QoE) e qualidade de serviço (QoS) de usuários de redes sem fio.

A ferramenta visa melhorar a gerência de redes sem fio globais, como eduroam, integrando medidas de QoE e QoS através de uma interface de visualização contendo medições de rede e nível de satisfação dos usuários.

Este artigo contou com a participação dos pesquisadores da UNISC, Cristiano Both e Matias Schimuneck, dos pesquisadores da UFRGS, Lisandro Granville, Juergen Rochol e Marcelo Marotta e dos colaboradores da RNP, Michael Stanton, André Marins e Rafael Valle.

Cacuriá Multimedia Tool

Apresenta a ferramenta Cacuriá, resultado do GT-VOA, projeto desenvolvido pela UFMA, que atualmente se encontra em Fase Experimental na RNP.

A ferramenta Cacuriá é uma ferramenta de autoria que visa facilitar o processo de construção de Objetos de Aprendizagem (OAs). É um software multiplataforma  que permite a professores criarem OAs de forma prática e intuitiva, sem necessidade de conhecimento em programação. A ferramenta dá a possibilidade de OAs em HTML5 e NCL (para TV Digital) e está sendo integrada ao serviço videoaula@RNP que o conteúdo criado pela ferramenta seja postado diretamente no portal do serviço.

Participaram da proposição deste artigo os pesquisadores da UFMA, André Damasceno, Rafael Drumond e Carlos de Salles e os colaboradores da RNP, André Marins e Rafael Valle.

8K Live Television Coverage of Global Sports Events in Brazil

Relata o experimento que transmitiu 9 jogos da Copa do Mundo 2014 na resolução 8K (7.680 x 4.320 pixels). Os jogos foram capturados em 8K pela TV japonesa NHK e transmitidos para espaços de visualização no Rio de Janeiro e em 4 teatros no Japão, utilizando a infraestrutura de comunicação da RNP, NTT e redes acadêmicas internacionais.

Este artigo foi proposto pelos colaboradores da NHK, Shinichi Sakaida, da NTT, Tatsuya Fujii, Hiroyuki Kimiyama e Hisao Uos e da RNP, Michael Stanton e Leandro Ciuffo.

Categoria: 

Brasil no CineGrid 2014

Foi realizado entre os dias 8 de 10 de dezembro a 9ª edição do Workshop internacional CineGrid. A edição de 2014 do CineGrid contou com quatro apresentações/demonstrações de pesquisadores brasileiros, em ordem cronológica de acordo com a agenda do evento.

1) Apresentação de versão reduzida do filme "Pixel Race": documentário e making-of, gravado em 4k, sobre o experimento de transmissão da copa do mundo em 8k.  A exibição sucedeu a apresentação "Live Streaming 8K over IP from World Cup 2014", realizada por Tatsuya Fujii da NTT Labs.

http://video.rnp.br/portal/video.action?idItem=23749

2) Demonstração de música distribuída com músicos localizados em João Pessoa, Campina Grande e Birmingham (Inglaterra). Os fluxos de audio e vídeo foram enviados para João Pessoa, sincronizados e reenviados para o local do evento, na UCSD em La Jolla, California.

Network Diagram GT-SIM CineGrid

O fluxo de video, na resolução 4k, foi transmitido de João Pessoa para a UCSD por meio de um circuito fim-a-fim configurado especificamente para essa demonstração. O fluxo de audio foi transmitido em separado, usando a rede roteada (Internet "convencional"). A tecnologia usada para essa demonstraçã foi desenvolvida no escopo de grupo de trabalho de Sincronismo de Música em Rede (GT-SIM), integrada ao Fogo Player 4k.

Demonstração de Musica Distribuida no CineGrid 2014
http://video.rnp.br/portal/video.action?idItem=24330

3) New World symphony Plays 'City of Sao Paulo': Apresentação do filme "São Paulo, a Symphonia da Metrópole", de 1929, (direção de Rodolpho Rex Lustig e Adalberto Kemeny) acompanhado da música "Fantasia Concertante" de Heitor Villa-Lobos, tocada ao vivo pela New World Symphony em Miami.

New World Symphony
http://video.rnp.br/portal/video.action?idItem=24332

4) Telemedicine for Stereomicroscopic Opthalmic Surgery: reprodução da demonstração de transmissão 4k ao vivo de cirurgia oftalmológica realizada na UNIFESP e transmitida para a Faculdade de Medicina da USP durante o evento CineGrid Brasil, em setembro de 2014.

4k ophthalmological surgery

Além das atividades realizadas por grupos do Brasil, vale a pena mencionar que a nova versão da plataforma de colaboração SAGE também foi demonstrada no CineGrid. A RNP apoia a instalação de Painéis de Visualização e Colaboração controlados pela plataforma SAGE no escopo do projeto de Visualização Remota Avançada.

SAGE2 demo at CineGrid 2014

Download (301.01 KB)
Download
format: application/pdf
Categoria: 

Divulgado o resulado da 1ª chamada de GTs Temáticos

Foi divulgado o resultado da primeira chamada de GTs temáticos, que este ano abordou os temas de e-Saúde e Ensino a Distância (EAD).

104 propostas foram submetidas: 61 para o tema de EAD e 43 para e-saúde. Deste total, 3 projetos de EAD e 2 projetos de e-saúde foram selecionados. O gráfico abaixo mostra a a distribuição das propostas de acordo com o estado do proponente.

Distribuição das propostas por estado do proponente

Segundo o edital, as propostas para o tema de e-Saúde deveriam ser aplicadas em pelo menos um dos seguintes domínios de interesse: Telessaúde para a Pessoa Idosa; Telessaúde na Saúde Indígena; Telessaúde nas Doenças Raras; ou Telessaúde na Regulação do SUS. O grafico a seguir ilustra a distribuição das propostas de e-Saúde por domínio de aplicação.

Distribuição das propostas de e-saúde por domínio de aplicação

O tema de EAD foi dividido em 3 sub-temas: Aprendizado Móvel (m-Learning); Laboratórios Virtuais; e Universidade Aberta Online.  O próximo grafico mostra a distribuição das propostas de EAD por sub-tema.

Distribuição das propostas de EAD por sub-tema

Os projetos selecionados serão financiados com regursos da CAPES, FNDE e SGTES, e terão duração de 12 meses, com início de execução em 10/12/2014.

Categoria: 

Workshop com usuários do Painel de Colaboração e Visualização

Na ultima segunda-feira (24/11/2014), a  Escola BAHIANA de Medicina e Saúde Pública hospedou o II Workshop da Comunidade de Usuários do Painel de Colaboração e Visualização.

O Painel de Colaboração e Visualização é uma ferramenta que pode ser usada para atividades de ensino, pesquisa e comunicação entre duas ou mais instituições geograficamente distribuídas. Consiste em um painel de monitores (videowall) controlados pelo middleware SAGE e conectados em rede de alta capacidade para permitr o compartilhamento de múltiplas aplicações e conteúdos. No workshop, foi discutido a estratégia de atualização dos Painéis existentes para o SAGE2, a nova versão do middleware recentemente anunciada durante o evento SuperComputing 2014.

Atualmente, 10 instituições integram a comunidade com o suporte da RNP (veja GoogleMaps), são elas:

  • Escola Bahiana de Medicina e de Saúde Pública (Salvador, BA)
  • Hospital Santa Izabel (Salvador, BA)
  • Laboratório Midiacom da Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ)
  • LabCine: Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, SP)
  • LARC: Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)
  • LASSU: Laboratório de Sustentabilidade em Tecnologia da Informação da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)
  • LAViD: Laboratório de Video Digital da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa, PB). 
  • Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (Brasilia, DF e Rio de Janeiro, RJ)
  • Departamento de Cinema da UNICAMP (Campinas, SP)
  • Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Católica do Salvador (Salvador, BA)
  • CPTEC-INPE: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cachoeira Paulista, São Paulo)

As atividades fazem parte do projeto "Visualização Remota de Aplicações Avançadas" da RNP.

Participantes do Workshop

Saiba mais lendo o artigo sobre o SAGE2.

Categoria: 

Workshop discute o futuro da videocolaboração

Será realizado no próximo dia 21/11 em João Pessoa o workshop "O Futuro da Videocolaboração".

O workshop faz parte das atividades do Comitê de Prospecção Tecnológica em Videocolaboração, fomentado pela RNP.  O Comitê objetiva estudar o futuro das aplicações de vídeo nos mais variados domínios de pesquisa.

Apesar do workshop estar inserido dentro do evento WebMedia 2014,  a participação é gratuita.

Local: Centro de Convenções de João Pessoa -  Sala Tambaba.
Hora: das 14h às 21h
Agenda: confira os artigos selecionados para apresentação.

Categoria: 
Subscrever RNP