Perguntas frequentes: Sistema RNP

 

1. Por que aderir ao Sistema RNP ?

Tornar-se um membro do Sistema RNP significa fazer parte de uma plataforma digital para educação, pesquisa e inovação. Com esta facilidade, sua instituição estará em relação direta com institutos de educação superior, agências de fomento à pesquisa, empresas inovadoras, estabelecimentos de saúde com ensino e pesquisa, museus e instituições culturais no Brasil e no mundo.

2. De que maneira as Organizações Usuárias poderão aderir ao Sistema RNP?

A adesão ao Sistema RNP se dá através de solicitação de uma organização qualificável como usuária para tal. Os pedidos devem ser feitos via página “Assine” no portal da RNP. É possível tratar a adesão individualmente de uma organização ou em grupo. Os grupos - conjunto de duas ou mais organizações - terão tratativas específicas a cada grupo.

3. O que significa ser assinante do Sistema RNP?

Assinante é aquela Organização Usuária que contribui diretamente com o compartilhamento de custos do Sistema RNP por meio de uma assinatura.

4. Quais instituições podem fazer adesão ao Sistema RNP?

De acordo com as descrições na política de uso, as seguintes classes de instituições podem solicitar qualificação como Organização Usuária:

i.    Instituições de educação superior e pesquisa
ii.    Agências de fomento à pesquisa
iii.    Estabelecimentos de Saúde com Ensino e Pesquisa
iv.    Museus, institutos culturais
v.    Ambientes promotores de inovação (parques e polos tecnológicos)
vi.    Empresas inovadoras, que necessitem participar do Sistema RNP para uso de serviços avançados, acesso a centros de pesquisa, laboratórios, dispositivos de hardware e plataformas de software, colaboração com grupos de pesquisa e, participação em projetos multi-institucionais

5. As Organizações Usuárias que não tiverem interesse em assinar o Termo de Adesão poderão participar do Sistema RNP?

A adesão ao Sistema RNP através da assinatura do termo de adesão é condição para participar do Sistema RNP. Se uma organização não concordar com a política de uso do Sistema, lamentaremos muito, mas ela não poderá participar dele.

6. Existe diferença entre Membro e Assinante?

Não. O membro ou assinante é a organização que contribui direta e individualmente para o compartilhamento de custos do Sistema RNP.

 7. Qual o valor da Assinatura?

O pagamento da Assinatura depende da faixa ao qual a organização pertence, e segue os seguintes valores:

Tabela de Compartilhamento de Custo do Sistema RNP
8. Como sei se minha instituição está dentro das Classes de Organizações Usuárias?

Conheça os critérios adotados pela RNP para a classificação das organizações usuárias em Classes da Política de Uso do Sistema RNP.

9. Como a RNP está formalizando junto às organizações usuárias atuais para adesão ao Sistema RNP?

Através do processo de migração para a nova política de uso será conduzido pelo Relacionamento Institucional com o Ponto de Presença de cada estado.

10. Ainda tem dúvida sobre o Sistema RNP?

Encaminhe para atendimento@rnp.br pedindo para ser direcionada à área de Relacionamento Institucional da RNP.

;