Parceria entre RNP e MEC conecta Rede Federal de Educação por meio da transformação digital

Home 9 Eventos 9 Parceria entre RNP e MEC conecta Rede Federal de Educação por meio da transformação digital

Programa Conecta Rede, que atende instituições federais de ensino, foi apresentado no Fórum RNP

No segundo dia do Fórum RNP, o público do evento pôde conhecer melhor o Programa Conecta Rede, parceria entre a RNP e o Ministério da Educação (MEC) para modernizar o ecossistema de ensino e inovação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O painel foi dedicado a apresentar o programa, que dá aos institutos federais de educação (IFs), centros federais de educação tecnológica (Cefets) e ao Colégio Pedro II acesso a um conjunto de soluções e serviços integrados, como melhor conectividade e ferramentas de ensino a distância (EaD), entre outros. Tudo visando aperfeiçoar o ambiente de geração de novas ideias, melhorar o uso de recursos financeiros e promover a colaboração.
  
Roosevelt Oliveira, gerente de Soluções da RNP, explicou que a iniciativa não é apenas um conjunto de recursos. “Quando falamos de Conecta Rede, é muito mais do que conexão à tecnologia. Estamos falando de conectar pessoas, conectar sonhos e propósitos por meio da inovação e da transformação digital de toda essa rede”, disse Oliveira. 

Jéssica Cristina Pereira Santos, coordenadora-geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do MEC, revelou que a ideia teve início durante a pandemia de Covid-19, quando ficou clara a necessidade de investimento em tecnologia.

“A Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica tem 680 unidades. Algumas têm ótima conectividade. Em outras, a internet não é boa, e o aluno não consegue acompanhar uma aula. A pandemia veio para mostrar isso e acelerar o investimento na transformação digital das nossas instituições. Nesse contexto é que foi concebido o Programa Conecta Rede”, ressaltou.

Com adesão voluntária, o programa possui quatro objetivos principais, como mostrou Jéssica. “Focamos em fortalecer o ecossistema de ensino da rede federal, viabilizar o desenvolvimento e disseminar a inovação, ampliar o uso de soluções digitais concebidas para e pelas instituições de ensino e ainda promover a colaboração entre as unidades da rede”, afirmou.

Carla Simone Pires, diretora de TIC no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), disse ao público do Fórum que a iniciativa vai atender mais demandas das instituições de ensino. “Já contamos com serviços muito importantes para nós, como o Moodle [ambiente de sala de aula virtual] e o backup em nuvem, mas o que enxergamos como grande oportunidade é trazer novas soluções para atender a demandas que ainda estão sem cobertura dentro das instituições”, relatou.

Ana Paula Giraux, reitora do Colégio Pedro II, citou algumas das funcionalidades usadas pela instituição. Uma delas é o Moodle, que já conta com mais de 79 mil usuários cadastrados.  “Somos muito entusiastas do Conecta Rede. Para nós, que temos uma série de desafios, a iniciativa tem atingido as metas. Hoje somos capazes de oferecer 2 mil acessos simultâneos [ao Moodle]”, comemorou. 

Reunião do Conselho de Gestão Estratégica
Durante o Fórum RNP também foi realizada a primeira reunião do Conselho de Gestão Estratégica do Conecta Rede para aprovação de pontos relevantes do programa e da execução orçamentária. 

Image
Comitê de Gestão Estratégica Programa Conecta Rede