A RNP acaba de selecionar três novas instituições para utilizar o protótipo do Painel de Colaboração e Visualização em suas atividades regulares de ensino e pesquisa. As contempladas foram o Departamento de Cinema da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Católica do Salvador (UCSal) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE).
As três instituições receberão suporte, treinamento e kit para instalação do equipamento, com um manual em português, desenvolvido pela DPD. O processo de instalação pode durar de um a três meses. “Com o recurso, é possível realizar reuniões por videoconferência ao mesmo tempo em que múltiplos dados, mapas, simulações e apresentações são visualizados, além de atividades de ensino, em que estudantes e professores podem exibir de forma remota a tela de seus laptops no painel”, explica o gerente de Comunidades e Aplicações, Leandro Ciuffo. “Mesmo não possuindo um Painel, basta o usuário instalar uma ferramenta em seu notebook para compartilhar arquivos ou a tela do seu desktop para uma instituição que tenha o equipamento”, afirma. Na RNP, foram instalados dois painéis, para uso interno, nas unidades de Brasília e Rio.
Outras seis instituições já utilizam o Painel de Colaboração e Visualização. São elas: a Escola Bahiana de Medicina e de Saúde Pública e o Hospital Santa Izabel, ambos em Salvador (BA); o Laboratório Midiacom da Universidade Federal Fluminense (RJ); o Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Universidade de São Paulo; e o Laboratório LAViD da Universidade Federal da Paraíba.