WTRs voltam a ser presenciais com evento do PoP-PR

- 24/06/2022

Depois de dois anos no formato online, os Workshops de Tecnologias de Rede (WTRs) voltam a ser presenciais em 2022, tendo o WTR-PR como pontapé inicial. O primeiro de uma série de 10 eventos regionais acontecerá em Curitiba, de 28 a 30/6, no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As inscrições estarão abertas até o início do evento.

Será a 6ª edição do WTR na capital paranaense. O evento, organizado pelo Ponto de Presença da RNP em Curitiba (PoP-PR), é voltado para gestores e equipes técnicas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) das principais instituições públicas e privadas de ensino do estado. O objetivo é discutir temas como segurança e boas práticas de TIC para redes e serviços.

Christian Lyra, coordenador do PoP-PR, destaca a importância da volta ao presencial. “O evento fica muito mais rico com a interação entre os participantes. No coffee break, os contatos se fortalecem e são criadas oportunidades de trabalho em conjunto”, disse Lyra.

Nos dois primeiros dias do evento, Antonio Marcos Moreiras, do NIC.br, ministrará um minicurso sobre Roteamento Avançado com IPv6, o padrão mais atual do protocolo da Internet. “Como este padrão ainda não está totalmente implementado, existe a necessidade de treinar as pessoas para melhor conhecê-lo. O conteúdo deste curso, com ênfase em roteamento avançado, foi feito sob medida para o WTR”, explicou Lyra.

Para o terceiro e último dia, estão previstas seis palestras, sobre temas como a conectividade nas universidades e boas práticas de governança de dados pessoais. Haverá, ainda, uma mesa redonda entre representantes do Programa Redecomep (Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa) de Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Ponta Grossa. Acesse aqui a programação completa.

Inscrição: https://wtr.rnp.br/pop-pr/inscricao

O WTR do PoP-PR tem apoio da Universidade Federal do Paraná e do NIC.br, o Núcleo de Informação e Coordenador do Ponto BR, que implementa as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Serão seguidas as recomendações de saúde e segurança das autoridades locais estabelecidas para a data/momento do evento.