WTR do PoP-RN debate soluções de conectividade para o estado

Na manhã desta quarta-feira, 23/8, aconteceu a abertura oficial do 1° Workshop de Tecnologia de Redes (WTR) do Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Norte (PoP-RN), no Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN).  Com o tema “Soluções de conectividade para o Rio Grande do Norte”, o evento contou com a presença, entre outros, da reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, da secretária municipal de Educação, Justina Iva de Araújo, do vice-reitor da UFRN, Daniel Diniz Melo, do coordenador do PoP-RN, Sérgio Fialho, e do professor do IMD José Ivonildo do Rêgo.

A solenidade teve início com a fala do professor Ivonildo do Rêgo, que fez questão de agradecer a presença de todos os participantes e falou sobre os diversos projetos que são realizados pelo IMD. Ele foi seguido por Daniel Diniz Melo, que frisou a importância de eventos que possibilitam a troca de conhecimentos em tecnologia e também destacou a edição especial da Campus Party 2018. Pela primeira vez, o encontro, considerado um dos maiores do mundo no ramo da ciência, será sediado em Natal.  

Depois da abertura, os participantes puderam acompanhar palestras e apresentações sobre assuntos que permeiam o tema principal do evento. No fim da manhã, foi realizado um painel comandado pelas Prefeituras de Natal e Parnamirim, Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed-RN), Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec-RN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Potiguar (UnP), sobre o projeto rede Giga Metrópole, que pretende levar internet em alta velocidade para mais de 300 escolas públicas municipais e estaduais da região metropolitana de Natal. O encontro foi moderado pela gerente de Relacionamento com Clientes da RNP, Beatriz Zoss.

O WTR-RN teve início na terça-feira, 22/8, com a realização de três minicursos de capacitação: IPv6 básico; técnicas e ferramentas para análise de vulnerabilidades; e concepção e operação de redes MetroEthernet e redes ópticas passivas, direcionados prioritariamente aos técnicos das instituições parceiras do PoP-RN. O evento foi transmitido em tempo real pelo site wtr.pop-rn.rnp.br.

Foto: Assessoria de Comunicação do Instituto Metrópole Digital.