WTESTBEDS 2023 abre inscrições para artigos que relatem o uso de infraestruturas públicas de experimentações na pesquisa científica

Está aberta, até o dia 05 de março de 2023, a chamada para a submissão de artigos para o II Workshop de Testbeds (WTESTBEDS), realizado no âmbito do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2023). Os trabalhos serão apresentados durante o evento, que acontecerá no período de 23 a 28 de julho de 2023, em João Pessoa (PB).  

Podem submeter artigos os professores, pesquisadores, alunos e startups que tenham resultados de pesquisas científicas e experimentais em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ao qual fizeram o uso de infraestruturas públicas de experimentação (Testbeds) para obter resultado de sistemas reais no contexto da sua pesquisa científica. Também serão aceitos artigos que relatem a concepção, desenvolvimento ou construção (total ou parcial) de infraestruturas de experimentação. 

São de interesse deste workshop trabalhos que envolveram o uso ou desenvolvimento de Testbeds relacionados a blockchain, cidades/campus/escritórios inteligentes, computação em nuvem, gerenciamento de identidades, aplicações ou middlewares relacionados à Internet das coisas (IoT), e-Science, redes ópticas, inteligência artificial, machine learning, entre outros. Veja a lista completa de temas de interesse nesse link.   

“Acreditamos que uma abrangente divulgação dos principais resultados de pesquisas científicas e experimentais em TICs obtidos com o uso dos Testbeds, poderão inspirar outros pesquisadores, professores e alunos das diferentes áreas de pesquisa da computação. Hoje não temos uma comunidade que troca experiências, de maneira transversal, sobre o uso de infraestruturas de experimentação. Alguém que realize pesquisas em IA pode ter insights interessantes a partir dos relatos de experimentações de pesquisadores da área de cidades inteligentes, por exemplo. Esperamos que o WTESTBEDS seja o embrião desta comunidade”, diz um dos organizadores do Comitê de Programa, o coordenador de P&D da RNP, Leandro Mondin.  

“O workshop se propõe a ser um espaço que possibilite o diálogo e a articulação com a comunidade de pesquisa experimental em TICs no Brasil e que tenham interesse em participar e influenciar os desenvolvimentos e inovações no tema ainda ser um espaço para apresentar e inspirar pesquisadores no uso de Testbeds”, complementa o organizador do evento e gerente de P&D da RNP, Gustavo Dias.  

Segundo os organizadores, o WTESTBEDS vai oferecer condições especiais para a ida dos autores dos artigos selecionados até o CSBC 2023, para a apresentação dos seus trabalhos.  

As submissões devem ser realizadas através do sistema JEMS. Os artigos a serem submetidos devem ser em português, inglês ou espanhol, e ter entre 4 e 12 páginas. Confira as regras para submissão no site do evento.

Para mais informações, entre em contato com a organização do workshop através do e-mail: wtestbeds2023@rnp.br

;