WRNP mostrará como a inteligência artificial pode inovar a educação

Uma das principais funções na rotina de um professor é corrigir provas e trabalhos dos alunos, o que costuma demandar um tempo considerável. Essa tarefa, no entanto, pode ser facilitada com o uso da tecnologia. Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) criou o Tutoria, ferramenta que usa a inteligência artificial (IA) para ajudar o professor nas correções. A solução será apresentada ao público na 24ª edição do Workshop RNP (WRNP).

A tecnologia será um dos destaques do palco INOVA, em 22 de maio. Os desenvolvedores vão apresentar o Tutoria a partir das 15h30 no espaço criado pela RNP para mostrar projetos e soluções inovadoras. 

“Além de poder conversar com os responsáveis pelo projeto na área de demonstrações, o público terá a oportunidade de acompanhar a apresentação mais detalhada em formato de pitch. Os responsáveis pelo Tutoria vão mostrar a inovação na prática. Esperamos que o Palco INOVA possa atender a uma demanda de aproximarmos o público presencial e online com os projetos e ações da RNP”, disse Felipe Nascimento, organizador do Palco INOVA.

A ideia de usar a inteligência artificial na área de educação surgiu após conversas com alunos e professores sobre como dar feedbacks aos estudantes sobre suas atividades.

“A ideia original era criar uma ferramenta para ajudar o professor a enviar apenas um feedback personalizado a cada aluno. Fomos conversar com alunos e professores e vimos que se fizéssemos uma ferramenta que ajudasse o professor também a fazer a correção mais básica das atividades, teria mais chance de ser usada”, explica Rafael Ferreira Mello, professor-adjunto da UFRPE e coordenador do Tutoria.

A ferramenta funciona como um assistente durante a correção de trabalhos. O professor seleciona trechos da resposta de um aluno, marcando cada um como certo ou errado e escrevendo um comentário. A tecnologia identifica respostas semelhantes às já corrigidas e oferece a opção de usar um feedback já dado anteriormente. Assim, a tarefa se torna mais ágil.

“O professor conecta o Tutoria em ambientes de sala de aula da própria instituição, como o Moodle ou o Google Classroom. As respostas dos alunos então são puxadas para o Tutoria. Quando termina a correção, o sistema devolve para a plataforma de sala de aula e envia uma notificação por e-mail para o aluno. À medida que o professor vai corrigindo, o sistema vai aprendendo e melhorando”, ressalta Rafael Mello.

Um dos principais passos da iniciativa foi ingressar no Programa de PD&I em Serviços Avançados da RNP, que busca desenvolver produtos inovadores. Com o apoio da RNP, a tecnologia avançou, e os desenvolvedores se tornaram uma startup. Agora estão em busca de clientes, universidades de todo o Brasil para usar a tecnologia.

Além da apresentação de tecnologias inovadoras, o WRNP 2023 ainda discutirá temas como Inteligência Artificial, Open RAN e Machine Learning, entre muitos outros. Confira aqui a programação completa do evento.

O WRNP será no hotel Royal Tulip em Brasília, em 22 e 23 de maio, junto ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). Clique aqui para garantir sua vaga no evento presencial.

Quem não puder comparecer presencialmente ao WRNP poderá acompanhar a transmissão gratuita ao vivo da programação principal do evento. Basta acessar o site do WRNP e escolher a opção “Somente Online”.

Interface da plataforma Tutoria
Interface da plataforma Tutoria
Tutoria ajuda o professor a corrigir trabalhos e dar um feedback aos alunos