WRNP discute avanço da telemedicina e inovação do chip neutro

O enfrentamento à pandemia da Covid-19 evidenciou a relevância da telessaúde para aumentar a capacidade e a qualidade dos atendimentos, além da capacitação dos profissionais e o monitoramento da saúde pública. No WRNP 2022, o tema será debatido no painel “Telemedicina no Brasil: a transformação digital na saúde”, na segunda-feira (23), às 12h.

A sessão vai apresentar um panorama do uso da telessaúde tanto do lado da oferta dos estabelecimentos quanto da demanda dos pacientes. Luciana Portilho, doutora em desenvolvimento econômico pela Unicamp e coordenadora da pesquisa TIC Saúde, irá abordar tendências da adoção e uso da telessaúde, além de apontar alguns desafios que persistem na área por meio dos resultados das pesquisas TIC Saúde 2021 e Painel TIC Covid-19. A palestra tem mediação de Paulo Lopes, doutor em ciências pela Unifesp e especialista em saúde na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Outro tema atual em destaque no WRNP é o chip neutro. Essa nova tecnologia é uma mudança de paradigma nas telecomunicações porque propõe uma grande virada na prestação de serviços de conectividade. O painel “Chip Neutro e suas Oportunidades”, na segunda-feira (23), às 17h30, vai debater os impactos e possibilidades que essa tecnologia oferece para a educação e pesquisa.

“Entendemos que estamos diante de uma mudança de paradigma e queremos debater com o público o uso desse recurso na educação e na pesquisa, seus impactos e oportunidades”, explicou Iara Machado, diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na RNP.

Com moderação de Samuel Possebon, diretor editorial da Teletime News, o debate reúne representantes de diferentes instituições: Antônio Carlos Nunes, diretor de serviços e soluções da RNP; Aldebaro Klautau, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA); Pedro Lucas da Cruz Pereira Araújo, diretor de investimento e inovação no Ministério das Comunicações (MCOM); e Vitor Menezes, diretor de relações internacionais da Ligga Telecom. 

Garanta sua vaga para o WRNP 2022!

O 23º WRNP acontece na próxima semana, nos dias 23 e 24, de forma online e gratuita. As inscrições para participar ainda estão abertas e você pode garantir sua vaga clicando aqui. O evento é voltado para pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais de TI e inovação. Para conferir a programação completa, acesse este link.