WRNP debate IA para identificar ataques hackers e ameaças cibernéticas

O 24º Workshop RNP (WRNP) vai debater a aplicação da Inteligência Artificial para a aprendizagem de máquinas. O machine-learning (ML) permite desenvolver algoritmos para computadores terem a capacidade de executar tarefas sem interferência humana e de identificar padrões e inferências. O objetivo é dissipar mitos, discutir fatos e o futuro da IA/ML em redes. O 24º WRNP será em 22 e 23 de maio, em formato híbrido, com palestras, painéis e exposições presenciais em Brasília e transmissão online gratuita da programação principal.

A mesa sobre Inteligência Artificial e aprendizagem de máquina nas redes de computadores será em 23 de maio, às 17h30, em parceria com o Simpósio da Sociedade Brasileira de Computação (SBRC). A atração contará com uma palestrante internacional: a norte-americana Damla Turgut, presidente de Ciência da Computação da University of Central Florida e co-diretora do laboratório AI Things da universidade. Desde 2019, Turgut é co-presidente do conselho da N² Women, que reúne pesquisadoras das áreas de redes e comunicações.

Para debater o assunto com a acadêmica da Flórida, o WRNP convidou Antonio Augusto de A. Rocha, da UFF (Universidade Federal Fluminense) e membro dos Comitês Técnicos Blockchain (CT-Blockchain) e de Monitoramento de Redes (CT-Mon) da RNP, e Bruno Ribeiro, do Departamento de Ciência da Computação da Purdue University, Indiana (EUA). O painel será em inglês.

Para Antonio Augusto, mediador da mesa, a IA pode ter diversas aplicações em tráfego de rede, como na identificação de anomalias. “A inteligência artificial pode ajudar a entender se a anomalia é oriunda de um problema de infraestrutura – como um link que caiu ou algum equipamento que deu defeito – ou se é um comportamento inadequado de usuários, como um ataque hacker. Esse é o tipo de potencial que vem sendo realizado, inclusive em projetos fomentados pela RNP”, explica o professor da UFF.

Em relação aos limites do uso da IA, Antonio Augusto ressalta a importância do intelecto humano no processo. “Hoje, a inteligência artificial dá suporte aos operadores nas tomadas de decisões, no planejamento, mas a IA ainda não tem vida própria, como muitas vezes imaginam. Não toma decisões sozinha, mas sim dá suporte às decisões. A tomada de decisão pode até ser automatizada, mas ainda assim vai precisar ter sido programada por um operador humano.”

Inovação e empreendedorismo

Voltado às tendências mais relevantes nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o 24º Workshop RNP (WRNP) também pautará temas ligados ao empreendedorismo. A mesa “Inovação, Empreendedorismo e Startups” vai abordar os desafios tecnológicos para a criação de valor para o cliente e as etapas do empreendimento. O objetivo é poder debater tecnologia, mercado, o que empresas podem esperar da academia e vice-versa. O painel será em 23 de maio, às 14h. Amanda Coutinho, head de Inovação Aberta e Corporate Venture Capital na ACE Cortex, e Altigran Soares, professor titular do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM) são os convidados para discutir o assunto.

Faça já sua inscrição!