Workshop reúne entidades em prol da pesquisa no Brasil

Categoria
- 12/11/2018
A RNP é uma das instituições que compõem o grupo de trabalho do Consórcio Nacional em Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti), que atua em prol de iniciativas que ajudem os pesquisadores e possibilitem maior integração entre os envolvidos no processo de produção intelectual. A ideia é que seja criado um Repositório de Acesso Aberto Unificado.

Para ajudar o desenvolvimento do consórcio e traçar um plano de ação, foi realizado o Workshop de Cocriação Conecti Brasil, no dia 30/10, em Brasília, no qual11 atividades foram feitas com os participantes. Eles utilizaram o modelo Canvas de negócios, que reúne ideias, propostas, público-alvo, parcerias, pontos fortes e fracos, canais de comunicação, custos, entre outros.

“No workshop, os grupos de trabalho foram guiados por uma jornada de inovação, que contou com a elaboração do projeto, a construção do modelo de negócios, com foco na sustentabilidade, e definição do plano de ação”, destacou a analista de Negócios da RNP, Carolina Souza, responsável pela facilitação do encontro.

Para o gerente de Soluções da RNP, Cláudio da Silva, o resultado do encontro trouxe a base necessária para o desenvolvimento dos próximos passos dessa iniciativa. “O workshop foi fundamental para realizarmos um mapeamento das iniciativas estratégicas de plataformas tecnológicas integradoras para o sistema nacional de ciência, tecnologia, inovação e ainda educação, e contou com todos os partícipes do consórcio”, destacou o gerente. O Conecti Brasil deve ser lançado até o final deste ano.

Participam do consórcio: a RNP, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO).

Fonte: CCS/CAPES