Workshop de Tecnologias de Redes será realizado pela primeira vez no Piauí

Categoria
- 30/05/2018

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), juntamente com o Ponto de Presença da RNP no Piauí, promoverá, entre os dias 12 a 14/6, o primeiro Workshop de Tecnologias de Redes (WTR) do estado. As atividades serão realizadas das 8h às 18h, no Instituto Federal do Piauí (IFPI), em Teresina.

O objetivo do encontro é reunir equipes técnicas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) das principais instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa do Piauí para troca de experiências, aprendizagem e disseminação de novas tecnologias integradas ao ambiente acadêmico. Os Workshops de Tecnologias de Redes fazem parte do Programa Sistema de Capacitação e Integração da RNP, que promove oportunidades de capacitação técnica dos profissionais que atuam nas instituições acadêmicas no Brasil.

A programação do evento inclui apresentações sobre conectividade, estatísticas e segurança das instituições acadêmicas do Piauí, sistema de automação de datacenter, Internet das Coisas, aplicações em redes inteligentes (smart grids) e o programa Nordeste Conectado, que elevará o patamar da rede operada pela RNP a 100 Gb/s. Também será oferecido um curso de capacitação sobre fundamentos de Governança de TI, em parceria com a Escola Superior de Redes (ESR).

A participação no workshop é gratuita para alunos, funcionários e docentes vinculados às instituições usuárias da RNP. É necessário realizar inscrição prévia pelo endereço: wtr.rnp.br/pop-pi/inscricao.

Sobre o PoP-PI

O Ponto de Presença da RNP no Piauí (PoP-PI/RNP) conecta mais de dez instituições usuárias, com destaque para as universidades federais do Piauí (UFPI) e do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Hospital Getúlio Vargas (HGV), uma das principais unidades de saúde da região, e dois centros de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outras instituições conectadas à rede metropolitana de Teresina (rede Poti).

I Workshop de Tecnologias de Rede do PoP/PI

Local: Auditório da Reitoria do Instituto Federal do Piauí (IFPI);

Data: 12 a 14 de junho;

Horário: 08h às 18h;

Participação gratuita.

Para mais informações, acesse: wtr.rnp.br/pop-pi/.