Workshop da RNP discute tecnologia de redes em Santa Catarina

- 24/10/2019

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promove de 21 a 25 de outubro, no Instituto SENAI de Tecnologia em Automação e TIC (SENAI/CTAI), o VII Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-SC. O evento ocorre por meio do seu Ponto de Presença em Santa Catarina (PoP-SC) e em parceria com a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (SeTIC/UFSC) e Rede Metropolitana Comunitária de Educação e Pesquisa da Região de Florianópolis (REMEP-FLN).

Este ano, o tema principal é “Trazendo a Rede de Campus de Santa Catarina ao Backbone da RNP”; além de abordagem sobre as tecnologias 5G e Wi-Fi 6, que prometem revolucionar a qualidade de acesso do usuário final à rede.

O WTR é voltado a gestores e técnicos da área de Tecnologia da Informação, das instituições conectadas ao PoP-SC/RNP, REMEP-FLN e RCT-SC/FAPESC (Rede Catarinense de Ciência e Tecnologia).

De acordo com o coordenador administrativo do PoP-SC, Edison Melo, o principal objetivo do WTR PoP-SC é promover a melhoria contínua das redes de comunicação e serviços de TIC utilizados pelas instituições de ensino superior, pesquisa e inovação de Santa Catarina. O espaço também proporciona a troca de experiências entre as instituições e fortalece as parcerias existentes dentro destas comunidades, tanto em âmbito estadual como nacional.

“O WTR reúne gestores e técnicos de TI, parceiros tecnológicos e instituições de fomento como RNP e Fapesc, com objetivo de promover a melhoria das redes em Santa Catarina. O evento é muito importante não somente pelos três dias dedicados à capacitação, disseminação de resultados, troca de experiências e articulações que ocorrem durante o evento, mas também pelo processo de construção do próprio evento, onde parcerias são fortalecidas, planos são concebidos e metas e ações comprometidas”, explica Melo.

Durante o WTR-SC serão oferecidos quatro cursos: Boas Práticas Operacionais para Sistemas Autônomos (NIC.br); Boas Práticas no Combate de Ataques de Negação de Serviço (CAIS/RNP); Redes Autônomas (Extreme Networks); e Fundamentos de Scrum (ESR/RNP); além do Workshop de Azure (Microsoft) – Devops, Containers, Kubernetes e CI/CD.

No dia 24/10, acontecem as palestras e discussões em auditório. No período da manhã, o painel “Interiorização das Redes Metropolitanas para Educação Pesquisa e Inovação em SC”, com a participação da RNP, Fapesc, Eletrosul, ACAFE, Prefeitura de Blumenau e PoP-SC/REMEP-FLN, abordará o cenário atual das três principais iniciativas da rede acadêmica em Santa Catarina, bem como oportunidades e desafios associados à sua interiorização. Em seguida, haverá a palestra “LGPD e como os desafios de sua implementação impactam as novas tecnologias”, com debate entre os participantes.

No período da tarde, o assunto central do evento “Trazendo a rede de campus de Santa Catarina ao backbone da RNP” continua a ser explorado com palestras e discussões sobre as novas tecnologias WiFi 6 e 5G. No final da tarde, um painel técnico irá abordar questões de engenharia e operações, avanços, problemas e ações envolvendo o PoP-SC, a REMEP-FLN e a RCT-SC.

No dia 25 de outubro, acontece, das 8h às 18h, o IX Fórum Regional, com o objetivo de incentivar o diálogo entre os participantes, abordando o uso dos PTTs e a interconectividade regionalmente; além de tópicos técnicos e temas relacionados, buscando estratégias para promover o desenvolvimento da internet em cada localidade do estado.

As inscrições para as palestras e cursos estão abertas e podem ser realizadas na página do WTR na internet (https://wtr.rnp.br/pop-sc).

Serviço:

VII Workshop de Tecnologias de Redes do PoP-SC

Data: de 21 a 25 de outubro

Local: SENAI / CTAI: Rodovia SC 401, 3730 - Saco Grande - Florianópolis/SC

Inscrições: pelo site do PoP-SC (https://wtr.rnp.br/pop-sc)