W3C lança guia para publicação de dados na web

Categoria
- 01/02/2017

O W3C, consórcio internacional de padronização da internet, lançou o documento “Boas práticas para Dados na Web”, produzido por especialistas brasileiros do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo do guia é orientar os profissionais que publicam dados, em busca de um conjunto de práticas capazes de facilitar o trabalho e de serem compreendidos por consumidores de dados na web.

A publicação foi resultado de um Grupo de Trabalho multidisciplinar com um número expressivo de colaboradores brasileiros – quase metade dos seus integrantes – de diferentes universidades (PUC-Rio, UFAL, Ufes, UFMG e UFPE), além de especialistas do Reino Unido, Estados Unidos, Itália e Holanda.

O documento teve como editores os brasileiros Caroline Burle e Newton Calegari, do Ceweb.br, e Bernadette Farias Lóscio, da UFPE. “A Web destaca-se como um meio de compartilhamento de dados, porém, nem sempre esses dados podem ser facilmente descobertos, acessados e processados. O uso das Boas Práticas para Dados na Web é fundamental para alavancar o compartilhamento de dados na Web, uma vez que garante o fácil acesso e a reutilização dos dados”, completa a professora Bernadette Lóscio.

O documento Boas Práticas para Dados na Web mostra como profissionais envolvidos com a gestão da informação, desenvolvedores e demais interessados em compartilhar e reutilizar dados podem publicá-los de maneira a alcançar mais benefícios e aproveitamento. Tópicos como metadados, acesso e qualidade dos dados, informações sobre sua proveniência, licença e uso são detalhados no documento, que está disponível na íntegra, em inglês, em: https://www.w3.org/TR/dwbp/. A tradução para português estará disponível em breve.

Fonte: NIC.Br