Votação popular para definir desafio priorizado da Política Nacional de Ciência Aberta vai até 14/6

Categoria
- 07/06/2018

No dia 29/5, foi realizada a primeira oficina de cocriação sobre o tema "Inovação e Governo Aberto na Ciência", coordenada pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e vinculada à uma parceria com a iniciativa internacional Open Government Partnership (OGP). A RNP foi representada pela diretora de Pesquisa & Desenvolvimento, Iara Machado e pelo gerente de Comunidades e Aplicações Avançadas, Leandro Ciuffo.

Objetiva-se, por meio desta ação, desenvolver a Política Nacional de Ciência Aberta e fomentar a disponibilização de dados abertos de pesquisa científica.

A oficina marcou o início da etapa de cocriação do 4º Plano de Ação Nacional, que é o instrumento de operacionalização dos compromissos assumidos com a OGP. Os planos de ação possuem duração de até dois anos e são criados pelos próprios países, de acordo com as áreas nas quais precisam se desenvolver.

“Um ponto importante a destacar é o reconhecimento da RNP e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) como atores importantes na construção dessas iniciativas. Fomos citados algumas vezes pelo representante Ibict e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).”, conta a diretora Iara Machado.

Na metodologia utilizada na oficina, especialistas do governo e da sociedade civil escolhem em conjunto três desafios a serem enfrentados. Após essa definição, é aberta consulta para priorização do desafio considerado mais relevante pela sociedade.

Confira os participantes e os resultados da oficina, divulgados no site do Governo Aberto.

Os três desafios mapeados foram:

  • Articular um serviço nacional de dados científicos abertos;
  • Aprimorar instrumentos de governança da ciência para o avanço da ciência aberta;
  • Estabelecer a rede nacional de colaboração para ciência aberta.

Participe da priorização do desafio a ser enfrentado (Votação popular aberta de 30/5 a 14/6 - acessível somente por Mozilla Firefox e Google Chrome).

Após o período de votação, o próximo passo na elaboração do 4º Plano de Ação Nacional será o desdobramento das ações a serem empreendidas para vencer o desafio priorizado.

Sobre a OGP:

A OGP (Open Government Partnership) é uma iniciativa internacional que busca promover projetos e ações voltados ao aumento da transparência, à luta contra a corrupção, ao incentivo da participação social e ao desenvolvimento de novas tecnologias que tornem os governos mais responsáveis por suas ações e preparados para atender às necessidades dos cidadãos. Atualmente, a parceria já conta com 75 países-membros e o Brasil é cofundador da iniciativa, que iniciou seus trabalhos no ano de 2011.