Videoaula produzida pela Embrapa ensina benefícios da compostagem

Categoria
- 26/01/2017

Uma das metas previstas pela cooperação entre a RNP e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é a disponibilização de videoaulas gratuitas para difundir informações relacionadas a pesquisas no setor agrícola e práticas sustentáveis. Já disponível na plataforma Videoaula@RNP, a primeira aula trata do tema “Compostagem”, que é uma espécie de reciclagem do lixo orgânico para gerar um adubo que pode ser usada tanto na agricultura quanto em jardins.

Para a pesquisadora da Embrapa, Ronessa Bartolomeu de Souza, que elaborou o roteiro e apresentou a videoaula, “essa é uma importante ferramenta de ensino e aprendizagem que possibilita maior proximidade do público com conteúdos técnicos-científicos, utilizando uma linguagem simples, sem a necessidade de aulas presenciais”, afirma.

“O objetivo é disseminar informações de interesse tanto da comunidade acadêmica, quanto da sociedade como um todo. A compostagem, por exemplo, consiste no reaproveitamento do lixo orgânico para transformá-lo em um material semelhante ao solo, chamado de composto, que se caracteriza por ser um produto de grande valor como fertilizante natural”, ressalta o gerente de Soluções da RNP, Christian Miziara.

Ele explica que a cooperação entre as instituições contempla ainda a disponibilização de outros serviços avançados, que a RNP provê para a comunidade de ensino e pesquisa. “Outras entregas que estão sendo realizadas para a Embrapa são a implementação do acesso de alta capacidade para suas unidades descentralizadas e de difícil acesso, a capacitação de profissionais por meio da nossa Escola Superior de Redes (ESR), o apoio a ações de P&D e a implantação de serviços avançados, como telefonia IP (fone@RNP) e a plataforma para gerenciamento e distribuição de conteúdos digitais (ICD)”, detalha Miziara.

A videoaula sobre Compostagem está disponível gratuitamente, na íntegra.