Universidades trarão suas experiências para o Fórum RNP

- 25/08/2022

Gestores de TIC, pesquisadores e reitores falarão sobre uso de tecnologias

A troca de conhecimentos, a apresentação de novas ideias e modelos inovadores, assim como o estabelecimento de conexões entre os participantes é um dos principais objetivos do Fórum RNP 2022. Neste ano, a comunidade acadêmica terá grande espaço para mostrar suas experiências de sucesso relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e também para debater os desafios encontrados. Reitores, gestores de TIC, professores e pesquisadores de diversas universidades vão se apresentar em painéis, workshops e flashtalks, entre 30 de agosto e 1º de setembro. Com o tema Cibersegurança e privacidade, o evento será 100% digital e segue com inscrições abertas.

O Fórum RNP tem como principal característica o diálogo e a escuta ativa, promovendo a troca de conhecimentos para os gestores de TIC das nossas instituições. Momento em que podemos colaborar com experiências, compartilhar dificuldades e encontrarmos soluções e alternativas”, afirma Antônio Carlos F. Nunes, diretor de Serviços e Soluções da RNP e coordenador geral do Fórum RNP.

Como usar a tecnologia para desenvolver a pesquisa e a ciência

No dia 30 de agosto, logo após a mesa de abertura do Fórum, reitores vão se reunir para dialogar sobre as necessidades tecnológicas para desenvolvimento contínuo da pesquisa e da ciência no Brasil. Serão discutidas alternativas sustentáveis para um modelo seguro, escalável e com inclusão social. Já confirmaram presença as reitoras da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e do Instituto Federal do Ceará (IFC), além do reitor da Universidade de Campinas (Unicamp). A conversa será mediada por José Luiz Ribeiro Filho, diretor de Pessoas, Administração e Finanças da RNP.

O impacto do advento do 5G na universidade também será tema de um painel. Em 31 de agosto, às 10h10, o professor Aldebaro Klautau, da Universidade Federal do Pará (UFPA), receberá Eduardo Grizendi, diretor de Engenharia e Operações da RNP, Gustavo Correa Lima, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e a pesquisadora Sílvia Massruhá, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Vão conversar sobre como a nova tecnologia pode trazer benefícios para as instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Abordarão, ainda, a questão do direcionamento estratégico do uso do 5G no Sistema RNP.

Por uma rede de nacional de acesso a dados de pesquisa

A possibilidade de conexão entre instituições de ensino superior por meio de uma rede nacional de Acesso Aberto a Dados de Pesquisa (AADP) será discutida no dia 30 de agosto, em um painel que tem início às 15h. Em 2021, uma iniciativa para viabilizar uma rede desse tipo foi lançada por RNP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os participantes analisarão os desafios da empreitada e jogarão luz sobre as questões de privacidade e segurança dela decorrentes. Representantes do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Federal Rural do Amazonas (UFRA) relatarão suas experiências neste primeiro ano de operação da rede, em um diálogo mediado por Carolina Felicíssimo, da RNP.

Para Nunes, a variedade de setores, perfis de participação e áreas temáticas – como saúde, artes e humanidades – no Fórum RNP amplia o espectro de conhecimentos e possibilidades aos gestores de TIC. Uma preocupação, ele pontua, é cuidar do presente sem deixar de discutir assuntos que são “vetores de futuro”.

O evento tornou-se um locus anual aguardado para o processo de troca e transformação digital, fomentando o avanço das TIC e seu impacto na melhor aplicação para as instituições de educação e pesquisa do país”, destaca.

Clique aqui para ver a programação completa do Fórum RNP 2022.