Universidade Federal do Tocantins adere ao serviço eduroam

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) aderiu ao serviço eduroam, que permite acesso à rede sem fio segura em diversas instituições no mundo todo. O processo de instalação e configuração do serviço foi concluído no campus de Palmas e na reitoria. Dessa forma, todos os usuários da UFT com login institucional podem se conectar ao serviço dentro e fora da universidade.

Segundo a UFT, o eduroam funcionará em todos os campi da universidade, por uma infraestrutura de rede sem fio formada por 149 pontos de acesso, que posteriormente será ampliada para 100 pontos de acesso.

Conheça o eduroam

O eduroam (education roaming) é um serviço mundial de acesso seguro à internet sem fio, cujo objetivo é facilitar o roaming da comunidade acadêmica pelo mundo. Coordenado no Brasil pela RNP, o eduroam já alcança 110 instituições de ensino e pesquisa do país. No total, já são mais de 2 mil pontos de acesso ao serviço no Brasil.

Além da segurança, a facilidade é uma das vantagens da rede eduroam, que não requer inúmeros logins e senhas para a conexão de seus usuários. É necessário, apenas, efetuar o cadastro e configurar o computador, celular ou tablet, para detectar a rede sem fio de forma automática em qualquer instituição cliente.

Fonte: UFT, com informações da RNP.