Universidade Federal do Sul da Bahia inova com modelo de formação interdisciplinar e inclusão social

Categoria
- 05/02/2016

O modelo acadêmico adotado pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) é considerado inovador em relação a outras instituições de ensino superior no Brasil, devido à preocupação com a formação interdisciplinar, sustentabilidade e integração social dos seus estudantes. Uma das principais características da instituição é o ingresso dos alunos nos programas de bacharelado interdisciplinar. Em vez de precisar decidir a carreira no vestibular, o estudante escolhe primeiro uma entre quatro grandes áreas de atuação: Artes; Humanidades; Saúde; Ciência e Tecnologia. Depois de concluir esse primeiro ciclo, com duração de três anos, o aluno poderá fazer uma opção mais específica, escolhendo uma carreira profissional.

O formato já é adotado em outras instituições no país, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo. No entanto, além dessa possibilidade, o acesso à universidade no Sul da Bahia foi ampliado graças a uma rede de colégios universitários, instalados em municípios da região com mais de 20 mil habitantes.

Esses colégios, que funcionam como núcleos acadêmicos fora do campus, oferecem os mesmos programas de formação geral da UFSB em período noturno. Segundo a vice-reitora da universidade, Joana Guimarães, as aulas nos colégios universitários são metapresenciais e se tornam possíveis pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). “Há uma forte interação nas aulas em tempo real. Temos especialistas de Itabuna que ministram aulas nos municípios do interior por videoconferência e depois se deslocam para atividades presenciais”, explica.

Os estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas do sul da Bahia têm direito a 85% das vagas nos colégios universitários. Depois de cursar os programas de bacharelado interdisciplinar, o aluno fica habilitado a dar continuidade aos estudos em uma das licenciaturas na etapa de formação específica. Outra forma de ingresso na UFSB é pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no qual também há reserva de 55% das vagas para egressos de escola pública.

A mudança estrutural proposta pela UFSB é constantemente comparada às formas de ingresso em universidades americanas e europeias. Em operação desde setembro de 2014 e instituição usuária da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a universidade tem como diretrizes o uso massivo da tecnologia, a integração, o desenvolvimento regional e a inclusão, em prol dos estudantes com dificuldades de acesso ao ensino superior.

Foto: Campus Itabuna.