Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) é conectada à rede de alta velocidade no sul da Bahia

- 17/08/2022

Nesta quarta-feira (17/8), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realizou visita técnica na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus (BA), para a inauguração da conexão à rede Gigasul, uma rede de alta velocidade construída pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A rede Gigasul fornecerá internet de alta velocidade a instituições de ensino e pesquisa em Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, no sul da Bahia. Essas cidades serão conectadas ao Ponto de Presença da RNP em Salvador, e posteriormente à rede acadêmica nacional, a rede Ipê. Isso significa que os alunos da Uesc poderão colaborar no futuro com instituições no Brasil e no exterior em atividades de ensino e pesquisa.

Segundo o professor da Uesc e coordenador da rede GigaSul, Gesil Sampaio, o projeto existe desde 2010 e a implantação da rede em fibra óptica teve início em 2022, com o apoio da RNP. Além do anel regional, conectando Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, essas cidades terão redes metropolitanas, em que poderão se conectar diversos órgãos públicos, como as prefeituras e hospitais.

Nesta primeira etapa, serão beneficiados o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA); o IFBaiano, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).

Ainda de acordo com o coordenador da rede Gigasul, uma característica do projeto será conectar as instituições que têm atividades de Pesquisa e Desenvolvimento com parques tecnológicos.

Além do ministro do MCTI, Paulo Alvim, participaram da entrega da conexão da rede Gigasul o reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana; o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi; o presidente da Softex, Ruben Delgado; o representante da Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti-BA), Grinaldo Lopes de Oliveira; e representando a reitoria da UFSB, o professor Fabrício Forgerini.